Topo
TIJUCAS | Sábado, 20 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

25 de Novembro de 2019 - 15:50:48

Fala especialista

 
 
Fala especialista
Casas de Repouso como opção aos idosos 
Sennes Residencial Geriátrico 
 
O envelhecer é cercado de tabus e dificuldades, tornando tudo mais difícil, tanto para quem envelhece, como para quem acompanha esse processo. Sendo assim, ao se deparar com um sujeito envelhecido, percebe-se que pouco se sabe e que muitas vezes a família não tem condições de cuidar, seja pela necessidade de trabalhar, por conta da rotina e responsabilidades adquiridas em família, com filhos, esposa, marido, ou até mesmo a falta de espaço para cadeira de rodas, entre outros fatores. 
Diante dessas necessidades de cuidados específicos, estrutura adequada e conhecimento acerca do processo de envelhecimento, surgem as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), conhecidas como Casas de Repouso. Esses locais carregam consigo, por conta dos antigos Asilos, inúmeros preconceitos devido às histórias de maus-tratos, abandonos e precariedade no atendimento. Hoje a realidade é outra, estas instituições implicam em uma nova organização de moradia coletiva para idosos, onde buscam entender questões relacionada à velhice e o ser velho na nossa sociedade, ligado a uma construção sociocultural e preservando a identidade desse sujeito. Todo esse conceito é baseado em regras, legislações, estudos e pesquisas. Remete-nos uma ótima opção, pois são novas formas de organização para atender e gerir, no sentido de acolher não só o idoso, mas também a família. 
Optar por uma ILPI não é fácil, pois muitos atrelam a decisão ao abandono. Sempre gostamos de dizer que mesmo optando por uma casa de repouso, seu pai ou mãe estão ali, sendo cuidados por uma equipe capacitada durante 24 horas por dia, abandonar é não procurar, não acompanhar os cuidados. Nessa instituição seu familiar precisa ter sua história respeitada, precisa de atenção, carinho, estímulo para aquilo que ainda consegue fazer sozinho. Envelhecer acompanhado é muito melhor do que sozinho. 
Cuidar de uma pessoa idosa não é nada fácil e exige muitos conhecimentos. Quem cuida também precisa se cuidar, não pode se privar de viver. Portanto, considere a possibilidade de uma instituição para lhe ajudar, procure as Casas de Repouso da sua região, visite, converse com os profissionais para sentir-se mais seguro e ter certeza da sua decisão, pois ela precisa ser uma decisão planejada e consentida tanto pelos familiares, como pelo idoso a ser institucionalizado.
 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Cláudio do Jornal conquista R$ 700 mil para a saúde de Tijucas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube