A reclamação se repete: moradores de Tijucas que chegam em casa e não encontram água nas torneiras. Recentemente, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Tijucas (Samae) havia justificado pela falta de chuvas na região. Agora, a razão do problema no abastecimento teria sido o contrário: o excesso de chuva.
Pelas redes sociais, moradores da cidade relatam os casos de falta de água e as dificuldades que estão passando por conta do problema. “Moro na rua Antônio Gripa, em Areias. Estou sem água desde sexta-feira, o pouco que vem não sobe na caixa e estou tomando banho de caneca. Estou revoltada com essa situação”, comentou Arinete Soares. “O complicado é chegar do serviço cansado e não ter água para tomar banho”, desabafou Juliano Machado, morador do centro da cidade.
Nos últimos dias o abastecimento de água em Tijucas ficou prejudicado e segue, ainda hoje, com problemas em alguns pontos da cidade, com destaque para o bairro Areias. De acordo com o Samae, com a forte chuva de domingo, a água chegou à captação com grande turbidez e acompanhada de muitas folhas, o que causa entupimento dos filtros.
Com isso, é preciso paralisar o sistema de tratamento e também a distribuição para que seja feita a limpeza dos filtros. A expectativa era de que a situação se normalizasse em algumas horas, porém, voltou a chover e o problema persistiu.
Em pontos mais afastados da estação, como o bairro Areias, a água demora mais a chegar e começa a ser distribuída com menor pressão. Por isso, ainda teremos instabilidade no bairro Areias por mais algumas horas.
NOVA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO
Já está em construção a nova estação de tratamento de água para Tijucas, bem mais moderna e com capacidade de captação e tratamento de volumes maiores de água. Com isso, espera-se amenizar consideravelmente estes transtornos.
Prefeitura de Tijucas – 13/11/19
|