O objetivo de toda empresa é obter lucro, e para isso uma série de fatores devem ser observados para que a lucratividade almejada não seja comprometida. Seguem algumas ações comuns para manter ou aumentar a lucratividade:
- Criar regras para que as compras sejam sempre bem feitas, tanto se tratando de preço quanto de qualidade do produto. Por exemplo, criar a rotina de a cada dois meses fazer uma cotação com alguns fornecedores afim de identificar boas oportunidades de negócio.
- Dimensionar corretamente os estoques sem que haja volume acima ou abaixo do necessário, evitando necessidade alta de capital de giro ou compras de última hora.
- Maior controle dos custos variáveis e fixos, efetuando os controles necessários. Por exemplo, controle de desperdícios.
- Eliminar ou reduzir, ainda que temporariamente, gastos que não sejam estritamente necessários ao andamento do negócio.
- Utilizar ações de marketing e satisfação do cliente para aumento de faturamento, utilizando ao máximo a capacidade produtiva da empresa.
- Gestão financeira atualizada e adequada.
Apesar de algumas empresas ainda conseguirem operar sem controles básicos, sobrevivendo de uma “gordura” adquirida ao longo do tempo, é consenso que a cada dia aumenta a concorrência – interna e externa - de novas empresas que oferecem produtos e serviços semelhantes a custos cada vez mais baixos. Tendo em vista esse fato é necessário que as empresas tenham total controle sobre suas finanças aplicando as ferramentas da administração financeira, para obter melhores resultados e se destacar frente a concorrência.
Sabemos que mudar nem sempre é agradável, a mudança exige esforço, desapego e comprometimento. Em contrapartida os resultados são surpreendentes e você certamente irá se perguntar como é que você administrava sua empresa antes de adotar as novas metodologias e controles.
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