No total, oito propriedades rurais do município participaram das atividades
Na tarde da última quarta-feira a secretaria de Turismo de Itapema realizou as últimas visitas técnicas em propriedades das áreas rurais para fomentar o ecoturismo na cidade. A ação é realizada em parceria com o Acolhida na Colônia, instituto catarinense que há 20 anos participa de diagnósticos e consultorias focadas no turismo rural, Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI) e Departamento de Agricultura.
No total, oito propriedades rurais do município participaram das atividades que envolviam visitas técnicas. Itens como organização do local, atendimento, culinária e integração com o campo foram avaliados por uma comissão. O Engenho de Farinha do Seu Dato e o Sítio do Tio Nico foram as duas últimas propriedades a serem avaliadas. “Eu pretendo crescer dentro deste ramo que é o ecoturismo. Para isso, estive em cidades da Argentina e Uruguai para colher ideias de como é este tipo de atendimento no exterior e pretendo implantar isto aqui em Itapema”, afirmou Gilberto Ferretti, proprietário do Sítio do Tio Nico.
Após os diagnósticos das propriedades cadastradas, o próximo passo será a avaliação final de duas agrônomas que virão a Itapema justamente para verificar se estes locais se enquadram no perfil da proposta de ecoturismo. Em dezembro acontecerá o lançamento do projeto com a distribuição de placas e mapas que identificam os locais que receberão o selo da Acolhida na Colônia, sendo assim aptos para receber turistas durante todo o ano.
|