Topo
TIJUCAS | Sexta Feira, 26 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

02 de Novembro de 2019 - 21:02:59

Alunos Wizard pelo mundo

Jeferson e Larissa estão fazendo intercâmbio na Irlanda e contam como está sendo esta experiência fora do país
 
 
Alunos Wizard pelo mundo

O que motivou a decisão de fazer o intercâmbio? 

Tivemos muitos motivos para tomar essa grande decisão, mas escolhemos falar do nosso sonho. O sonho de morar fora do país era uma incógnita para nós, tínhamos curiosidade em saber como poderíamos dar esse grande passo (ou salto), porém nunca tínhamos chegado ao ponto de procurar saber mais sobre como funciona todo o processo, mas tínhamos certeza de uma coisa: um dia seríamos fluentes em inglês.  Demos o nosso primeiro passo estudando na Wizard e, antes de virmos para a Irlanda, Larissa havia completado 4 anos de curso e eu, Jeferson, 3 anos.  

 

Como foi o processo de preparo? 

Primeiramente Larissa faria o intercâmbio sozinha, mas teve a infelicidade de ter seu visto negado para Austrália 10 dias antes do embarque, depois de 6 meses de preparo. Após o ocorrido, fomos até a agência para saber como seria o processo caso escolhesse outro país de destino para ela. Foi então que a Irlanda foi aconselhada pois é um país com possiblidade de estudo e trabalho com visto de estudante e todo o processo de visto é feito após o desembarque, uma vez que o visto não pode ser negado já estando no país. Daí então foram mais 6 meses de preparo para a nova viagem. Quando eu soube sobre a Irlanda através de parcerias que a Wizard tinha com agências de intercâmbio, me interessei e comecei a pensar mais seriamente sobre o assunto de morar fora do Brasil. Somente um mês antes do embarque da Larissa que eu realmente me decidi, fomos até uma agência de intercâmbio e organizamos todos os documentos necessários para que pudéssemos viajar juntos no dia 30 de novembro de 2018. 

 

Como está sendo essa experiência? 

No início tudo foi muito difícil, pois tivemos muitos obstáculos para superar. O primeiro deles foi lidar com a falta da comodidade que tínhamos no nosso lar, em meio à família e pessoas que conhecemos, no qual até hoje nos fazem falta. Essa falta deu lugar a nossa primeira experiência: criar relacionamento com pessoas de diferentes partes do mundo, entender seus costumes, matar as curiosidades e ver que ninguém é diferente de ninguém e nem mesmo igual a ninguém, e ainda lidar com o sotaque inglês mais difícil do mundo. Outra dificuldade foi o financeiro. O Euro é uma das moedas mais caras no mundo e vimos que nosso suado dinheirinho do Brasil, investido no nosso intercâmbio, não valia muito aqui. Após dois meses estando aqui sem conseguir emprego, no alto do inverno, vendo que o dinheiro só ia, nos apareceram oportunidades de emprego. Uma das grandes dificuldades na Irlanda é que o estudante só é permitido trabalhar meio período. Ou seja, recebemos metade do que um europeu ganha, pois estudamos meio período. Definimos as leis trabalhistas da Irlanda como ‘complicadas’ apenas. Uma coisa que nos apaixonamos aqui foi que vemos tudo dar certo. Temos transporte público de alta qualidade, isso inclui várias linhas de ônibus, trens e ainda linhas de um pequeno trem que nos leva para várias partes da cidade. O dinheiro que pagamos no nosso transporte é muito bem investido. Ainda, para qualquer dificuldade, tem brasileiro em TODOS OS LUGARES para ajudar. 

Nossa principal alegria tem sido viajar. Temos trabalhado muito, juntado dinheiro para renovação (após 8 meses precisamos pagar o curso novamente e renovar o visto para mais 8 meses), pago nosso segundo curso, temos conseguido viajar mais e aproveitar um pouco mais da Europa. Aniversário da Larissa passamos em Londres, meu aniversário passamos em Paris (meu sonho de muito tempo atrás de ver aquela torre pessoalmente), e agora no meio de outubro passamos três dias em Barcelona. Isso é o que eu chamo de ver o dinheiro render, isso que nos dá alegria. Pagamos nossas contas trabalhando bastante, podemos pedir folgas para viajar e NENHUM patrão nega porque vê nosso esforço como trabalhador. Aprendemos a administrar nosso dinheiro, aprendemos a ser responsáveis o suficiente para ver que o mundo é grande, mas o mesmo mundo também é nosso.   

 

Quais os planos para o futuro?

Na Irlanda podemos ficar 2 anos como estudantes da língua inglesa e mais 3 anos para o caso de uma faculdade. É um dinheiro muito bem investido pelo retorno de qualidade que temos aqui. Temos nossas ideias de futuro, mas em nenhuma delas está voltar para o Brasil. Queremos terminar nossos 2 anos de inglês, e estamos cogitando a possibilidade de fazer uma faculdade aqui ou em Portugal. Não temos nada concreto ainda, pois tudo vai depender do nosso nível de inglês. Em todo caso, Brasil sempre vai ser nosso lar. 

 

Qual Importância de aprender inglês para nossos planos.

O intercâmbio tem sido nosso maior, e melhor, investimento para nossa vida. Ter uma segunda língua no currículo faz uma grande diferença na hora de ser escolhido para uma vaga de trabalho. A Língua inglesa é um idioma mundial, todo lugar do mundo se fala inglês, relacionamentos empresariais internacionais são feitos em inglês e nosso futuro pode depender disso. Desde que entramos nessa jornada de aprendizado, nosso principal foco foi estar apto a aproveitar oportunidades únicas tendo o inglês como diferencial. A nossa curiosidade, junto com a vontade de aprender inglês fez com que déssemos nosso primeiro passo nos matriculando na Wizard. Lá encontramos uma segunda família que nos encorajava a todo momento a levar nossos sonhos adiante custasse o que fosse. Toda vez que a professora Aline nos cobrava o homework, todo palavra que ela insistia para que aprendêssemos a pronuncia certa, era um passo mais para perto do nosso sonho. Tivemos bons exemplos em casa e na escola para que entendêssemos que todo pequeno passo foi necessário, então tudo se tornasse realidade na nossa vida.  

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo realiza Segundo Encontro de Pescadores na Praia do Baixio
Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube