Este ano, o Brasil registrou mais de 5 mil casos confirmados da doença e seis pessoas morreram
Amanhã acontece o “Dia D” da campanha nacional de vacinação contra o sarampo. Em Tijucas, as Unidades Básicas de Saúde dos bairros Joaia, Centro, Areias e Praça estarão abertas para atender das 8h às 17h. A intenção é garantir que, até o dia 25 de outubro, pelo menos 95% de todos os bebês e crianças entre seis meses e 4 anos 11 meses e 29 dias de idade recebam uma dose da vacina contra a doença. Para jovens de 20 a 29 anos que não tomaram duas doses da vacina, o período será de 18 a 30 de novembro.
De acordo com o Ministério da Saúde, este ano o Brasil registrou mais de 5 mil casos confirmados da doença em 19 estados, e seis pessoas morreram por complicações ligadas ao sarampo. Em Tijucas, as salas de vacina receberam doses da vacina Tríplice Viral (VTV), que também combate a caxumba e a rubéola.
“A criança não consegue ir sozinha a uma Unidade Básica de Saúde para reivindicar seu direito. Pais e responsáveis: chequem a carteira de vacinação em respeito à criança. Se estiver incompleta, vá ao posto de saúde tomar a dose. Vacina é um direito da criança”, informou a responsável pelo departamento de Vigilância em Saúde de Tijucas, Elenise Zimmer dos Santos.
Realizada em caráter nacional, a campanha vai realizar pela primeira vez a chamada "dose zero" aos bebês de seis meses a um ano de idade. A iniciativa será realizada em diversas fases, cada uma destinada a uma faixa etária. Em caso de dúvidas, pais e responsáveis poderão contatar a secretaria através dos telefones: (48) 9 9181 4652 e (48) 9 8834 2634 (WhatsApp).
|