Quem não respeita a história, não respeita o seu povo!
E aqui estamos diante de mais uma daquelas vezes em que o Estado não nos ouve. Nosso Cine Theatro Manoel Cruz está cada vez mais em ruínas. Agoniza, no centro de Tijucas. E, ao que parece, a Fundação Catarinense de Cultura (que responde pelo imóvel, que é Patrimônio Histórico de Santa Catarina) seguirá apenas dando desculpas... Justificativas que seguirão até que nos acostumemos com a ideia de que perdemos, outra vez; ou até que caia o último tijolo e não exista mais a possibilidade de restauro do patrimônio.
Porque tem sempre sido assim. Para conseguir algo, precisamos gritar muito. Senão, fingem não nos ouvir. Gritamos muito pela Segurança Pública e fomos ouvidos só depois de muitas tragédias, cartas ao governador e manifestações populares.
Por outro lado, ameaçamos gritar em algumas questões e, antes de sermos ouvidos, parecemos nos calar e nos conformarmos com as perdas. Exemplo claro e triste é nossa Maternidade... Perdemos e aceitamos calados. Sem que nenhuma voz do Poder Público seguisse gritando por nós.
E aí, até quando seguiremos gritando para conseguir algo e desistindo de lutar, conformados com a ineficiência de quem deveria nos representar?
Não é só mais um prédio em ruínas. É sobre não sermos ouvidos.
NOSSA HISTÓRIA/CULTURA MERECE RESPEITO. E o povo também!
|