“Dia D” da campanha acontece no próximo dia 19 de outubro
Começou a campanha nacional de vacinação contra o sarampo. O objetivo da ação é garantir, até o dia 25 de outubro, que pelo menos 95% de todos os bebês e crianças entre seis meses e 4 anos 11 meses e 29 dias de idade recebam uma dose da vacina. O “Dia D” da campanha acontece dia 19 de outubro. Para Jovens de 20 a 29 anos que não tomaram duas doses da vacina, o período será de 18 a 30 de novembro.
Em Tijucas, as salas de vacina já receberam doses da Tríplice Viral (VTV), que também combate a caxumba e a rubéola. De acordo com o secretário de Saúde, Vilson Porcíncula, os pais devem se conscientizar que a falta da vacina pode causar sérios riscos desnecessários aos filhos. “São muitos motivos que levam os pais a tomar essa decisão, mas as consequências de não receber a vacina, quem sofre é a própria criança, que acaba ficando desprotegida. Em 2019, das seis pessoas que morreram por sarampo no Brasil, quatro tinham menos de um ano de idade", afirmou o secretário.
No dia 19 de outubro, o Dia “D” da campanha, as Unidades Básicas de Saúde dos bairros Joaia, Centro, Areias e Praça estarão abertas para vacinação das 8h às 17h. Aproveitando a oportunidade, serão ofertadas as demais vacinas para quem está com a carteira desatualizada. "A criança não consegue ir sozinha a uma Unidade Básica de Saúde para reivindicar seu direito. Pais e responsáveis: chequem a carteira de vacinação em respeito à criança. Se estiver incompleta, vá ao posto de saúde tomar a dose. Vacina é um direito da criança", informou a responsável pelo departamento de Vigilância em Saúde de Tijucas, Elenise Zimmer dos Santos.
|