A campanha popular conhecida como Outubro Rosa é comemorada em todo o mundo e seu nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Durante este mês, são feitas várias atividades que promovem a prevenção, detecção precoce e tratamento do câncer de mama.
De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é o segundo tipo mais comum de câncer entre as mulheres no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pele não-melanoma, e é responsável por 25 a 29% dos casos novos no nosso país.
As causas do câncer de mama são incertas, porém podemos afirmar que existem fatores de risco que aumentam a probabilidade da doença como: envelhecimento, fatores hormonais, genéticos, histórico de câncer de mama na família, consumo de álcool, tabagismo, obesidade, falta de atividade física e exposição à radiação.
Os principais sinais e sintomas da doença são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída de líquido espontânea de um dos mamilos. Também podem surgir nódulos/ínguas no pescoço ou nas axilas. O tratamento do câncer de mama depende da fase em que a doença se encontra e do tipo de tumor. Pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica (terapia alvo).
Devemos estar alertas a qualquer alteração suspeita nas mamas, realizar nossos exames periódicos e adotar hábitos de vida mais saudáveis, como praticar atividades físicas, alimentação saudável, manter peso corporal e evitar uso de cigarros e bebidas alcoólicas.
|