Topo
TIJUCAS | Terça Feira, 23 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

11 de Junho de 2015 - 09:04:30

Jovem de Canelinha precisa de plaquetas

Estudante tem uma doença na medula e precisa de transfusão. Esta semana, por falta de bolsas de plaquetas, foi para a UTI
 
 
Jovem de Canelinha precisa de plaquetas

Vilson Ramos Junior tem 26 anos e, por uma doença na medula, teve de interromper a faculdade de Administração. Está, agora, na luta pela vida. No tratamento, o jovem de Canelinha precisa de doação de sangue e, principalmente, de plaquetas. E estão em falta. Agora, a família apela para que mais pessoas se disponham a doar. Por ter ficado sem receber plaquetas no final de semana, na terça-feira Junior foi parar na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Ele está internado no hospital Nereu Ramos, em Florianópolis.

“No sábado e domingo ele ficou sem receber nada de plaquetas, porque não tinha. Então a situação piorou e por isso teve que ir para a UTI”, conta a irmã de Junior, a advogada Karen Ramos Sotopietra. Segundo ela, o Hemocentro de Santa Catarina (Hemosc) já havia dito que, no inverno, as doações diminuem. Por isso, resolveu fazer apelo pelas redes sociais pedindo a solidariedade das pessoas para doarem sangue e, principalmente, plaquetas.

O procedimento para a doação de plaquetas é semelhante ao de sangue. No entanto, nem todos podem doar. É feito um teste para verificar a veia, além de exigências como a pessoa estar saudável e ter acima de 60 quilos. Karen informa que, quem tiver interesse em participar desta luta pela vida do irmão, precisa ligar antes no Hemosc e fazer o agendamento prévio – porque são poucas as máquinas de coleta – pelos telefones (48) 3251-9730 ou 3251-9722 e precisa pedir para falar com Junior.

“Na última madrugada, meu irmão precisou de cinco bolsas de plaquetas. E cada uma destas bolsas equivale a oito doadores”, conta. Ao contrário da doação de sangue, as plaquetas podem ser doadas novamente 48 horas após a coleta anterior. “Faz seis meses que ele descobriu esta disfunção na medula e agora tenta reagir com o tratamento. Tem bastante gente tentando doar, mas poucas conseguem estar aptas. Na terça-feira, de quatro pessoas que foram, apenas uma conseguiu”, ressalta a advogada de Canelinha. Ela espera contar com a solidariedade para que o irmão vença esta batalha.

 

O que é necessário para doar sangue?

O que é necessário para doar:

 

- Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;

- Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade são aceitos para doação mediante à presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;

- O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;

- O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;

- Pesar acima de 50 kg;

- Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG, carteira profissional, carteira de motorista etc.

- Ter repousado bem na noite antes da doação;

- Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas nas quatro horas que antecedem à doação;

- Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;

- Evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.

 

HEMOSC

Horário de atendimento: das 7h15 às 18h30

Av. Othon Gama D'Eça, 756, Centro – Florianópolis/SC

(48) 3251.9700

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Cláudio do Jornal conquista R$ 700 mil para a saúde de Tijucas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube