Topo
TIJUCAS | Terça Feira, 19 de Março de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

11 de Junho de 2015 - 09:04:30

Jovem de Canelinha precisa de plaquetas

Estudante tem uma doença na medula e precisa de transfusão. Esta semana, por falta de bolsas de plaquetas, foi para a UTI
 
 
Jovem de Canelinha precisa de plaquetas

Vilson Ramos Junior tem 26 anos e, por uma doença na medula, teve de interromper a faculdade de Administração. Está, agora, na luta pela vida. No tratamento, o jovem de Canelinha precisa de doação de sangue e, principalmente, de plaquetas. E estão em falta. Agora, a família apela para que mais pessoas se disponham a doar. Por ter ficado sem receber plaquetas no final de semana, na terça-feira Junior foi parar na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Ele está internado no hospital Nereu Ramos, em Florianópolis.

“No sábado e domingo ele ficou sem receber nada de plaquetas, porque não tinha. Então a situação piorou e por isso teve que ir para a UTI”, conta a irmã de Junior, a advogada Karen Ramos Sotopietra. Segundo ela, o Hemocentro de Santa Catarina (Hemosc) já havia dito que, no inverno, as doações diminuem. Por isso, resolveu fazer apelo pelas redes sociais pedindo a solidariedade das pessoas para doarem sangue e, principalmente, plaquetas.

O procedimento para a doação de plaquetas é semelhante ao de sangue. No entanto, nem todos podem doar. É feito um teste para verificar a veia, além de exigências como a pessoa estar saudável e ter acima de 60 quilos. Karen informa que, quem tiver interesse em participar desta luta pela vida do irmão, precisa ligar antes no Hemosc e fazer o agendamento prévio – porque são poucas as máquinas de coleta – pelos telefones (48) 3251-9730 ou 3251-9722 e precisa pedir para falar com Junior.

“Na última madrugada, meu irmão precisou de cinco bolsas de plaquetas. E cada uma destas bolsas equivale a oito doadores”, conta. Ao contrário da doação de sangue, as plaquetas podem ser doadas novamente 48 horas após a coleta anterior. “Faz seis meses que ele descobriu esta disfunção na medula e agora tenta reagir com o tratamento. Tem bastante gente tentando doar, mas poucas conseguem estar aptas. Na terça-feira, de quatro pessoas que foram, apenas uma conseguiu”, ressalta a advogada de Canelinha. Ela espera contar com a solidariedade para que o irmão vença esta batalha.

 

O que é necessário para doar sangue?

O que é necessário para doar:

 

- Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;

- Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade são aceitos para doação mediante à presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;

- O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;

- O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;

- Pesar acima de 50 kg;

- Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG, carteira profissional, carteira de motorista etc.

- Ter repousado bem na noite antes da doação;

- Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas nas quatro horas que antecedem à doação;

- Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;

- Evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.

 

HEMOSC

Horário de atendimento: das 7h15 às 18h30

Av. Othon Gama D'Eça, 756, Centro – Florianópolis/SC

(48) 3251.9700

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Tijucas terá Encenação da Paixão de Cristo no Casarão Gallotti
Porto Belo celebra a tradicional Festa de Nosso Senhor dos Passos neste final de semana
Exportações em Santa Catarina sobem 3% e somam mais de R$ 4 bilhões em fevereiro
PIB catarinense cresce 3,7% em 2023 puxado pelo setor de serviços
Encerramento do Verão de Porto Belo tem Som&Sol e show da Chimarruts no domingo
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube