Topo
TIJUCAS | Quinta Feira, 17 de Outubro de 2019
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato

Notícias

07 de Outubro de 2019 - 18:13:54

Desaba mais uma parte das paredes do Cine Theatro

“Por ter sido tombado como patrimônio histórico do Estado em 1988, a prefeitura não pode interferir no imóvel, que é ainda alvo de disputa familiar por herança”
 
 
Desaba mais uma parte das paredes do Cine Theatro

O imbróglio que envolve a reforma do antigo Cine Theatro Manoel Cruz, no centro de Tijucas, parece que só terá fim quando o último tijolo da edificação vir ao chão. No último final de semana, desabou mais uma parte do prédio – que é tombado como Patrimônio Histórico do Estado há mais de 30 anos. Os destroços caíram justamente em parte da rua Coronel Gallotti que, quatro meses antes, foi isolada para a passagem do trânsito, justamente pelo risco de novas quedas.

“Lamentamos muito pela situação em que este importante patrimônio se encontra e mais ainda, por não podermos agir diretamente na sua manutenção ou recuperação”, disse a secretária Municipal de Cultura, Paula Regina da Silva, em nota emitida pela prefeitura, após a queda.

No mesmo pronunciamento oficial, a administração municipal justificou que a responsabilidade de preservação do imóvel é da Fundação Catarinense de Cultura. “Por ter sido tombado como patrimônio histórico do Estado em 1988, a prefeitura não pode interferir no imóvel, que é ainda, alvo de disputa familiar por herança. A única medida que a administração municipal pode adotar é preservar a segurança do local, isolando a área condenada a fim de evitar acidentes”, alegou, informando ter notificado a Fundação e pedido providências ao Estado.

 

NOTA OFICIAL

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e sua Diretoria de Patrimônio Cultural (DPAC) lamentam profundamente o sinistro ocorrido com o Cine Theatro Manoel Cruz, localizado no município de Tijucas, entre os dias 29 e 30 de setembro de 2019, quando parte da fachada principal da edificação entrou em colapso.  O Cine Theatro Manoel Cruz integra a lista de bens tombados pelo Estado de Santa Catarina, por meio de processo de tombamento que teve início no ano de 1994 e foi finalizado em 1998, conforme Decreto nº 3.353, de 10 de novembro de 1998. Importante esclarecer que à FCC cabe a vigilância sobre as unidades tombadas em nível estadual, sendo responsabilidade de seus proprietários a manutenção, a conservação e o restauro das edificações legalmente protegidas. A FCC informa que, após inúmeras notificações aos proprietários, alertando para a necessidade do cumprimento de suas obrigações legais, tomará todas as medidas cabíveis visando restituir os danos causados à edificação tombada.

Fundação Catarinense de Cultura (FCC)

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Governo libera recursos para asfalto da Beira Rio
Porto Belo celebra 187 anos de história
Começa a campanha para a vacinação contra o sarampo
Outubro Rosa: prevenir é o melhor caminho
COLUNA DE PRIMEIRA
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube