Topo
TIJUCAS | Quinta Feira, 25 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

04 de Junho de 2015 - 14:07:22

Rodeio muda de endereço por causa de doença

Caso confirmado de mormo num cavalo fez com que o CTG, onde a festa sempre acontece, fosse interditado pela Cidasc
 
 
Rodeio muda de endereço por causa de doença

 

O tradicional rodeio que acontece na semana do município de Tijucas, no CTG Fazenda Eliane, vai ter novo endereço este ano. Vai para o CTG Fogão de Lenha, no bairro Praça. Isto porque, foi confirmado um caso de doença de mormo num cavalo que ficava na propriedade. Então, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) interditou a área. O animal já foi sacrificado. Outros nove estão sendo investigados – mas a lista de cavalos sob suspeita pode chegar a 30.

João Carlos Batista dos Santos, gerente da Administração Regional da Cidasc em Itajaí, que responde por Tijucas, diz que a doença de mormo é muito preocupante. E muitos criadores, segundo ele, não têm a noção do perigo que representa. “É uma zoonose. Passa para o ser humano e pode matar! Os criadores têm que ter essa noção e serem responsabilizados”, argumenta.

O gerente do Cidasc de Itajaí conta que muitos donos de cavalo não querem fazer o exame ou identificar, caso o animal tenha sintomas da doença. “Eles têm medo de dizer por causa do valor econômico do animal. O equino era para ser um lazer, mas as pessoas confundem”, ressalta João Carlos.

De acordo com ele, mesmo quem fez o exame no animal e teve o resultado negativo para a doença, tem que entender que isso não significa imunidade. Não deve permitir que tenha contato com outros cavalos. “Depois que faz o exame e deu negativo, deixa ele paradinho. Não movimente o animal. Essas cavalgadas, por exemplo, são um perigo. Começa com 10, mas pelo caminho vão entrando outros e, quando vê, já estão em 100”, ressalta.

QUE DOENÇA É ESSA?

Os sintomas apresentados pelos cavalos são febre, fraqueza, anorexia e surgimento de feridas na mucosa nasal que viram úlceras profundas. A doença do mormo é causada por uma bactéria e é contagiosa. Pode passar do animal para os humanos através de contatos com o cocho e bebedouros contaminados, uso comum de agulhas, esporas e encilhas. Nas pessoas, a doença causa pneumonia grave e pode levar até a óbito. 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo realiza Segundo Encontro de Pescadores na Praia do Baixio
Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube