Topo
TIJUCAS | Sexta Feira, 26 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

14 de Setembro de 2019 - 00:06:57

Tijucas, Itapema e Porto Belo na linha de investigação da Deic

A ação da Delegacia de Combate à Corrupção apura suspeitas de fraudes em 23 licitações, entre 2007 a 2018, ligados à fabricação de artefatos de cimento
 
 
Tijucas, Itapema e Porto Belo na linha de investigação da Deic

Conforme a prefeitura divulgou, investigação em Tijucas foi referente ao ano de 2012

 

A Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) prendeu seis pessoas na Operação Argamassa, realizada na manhã da última terça-feira, em nove cidades de Santa Catarina, entre elas Tijucas, Itapema e Porto Belo. Ao todo, além das prisões, os policiais cumpriram 22 mandados de busca e apreensão. A Polícia Civil não divulgou a identidade dos presos na operação. 

A ação da Delegacia de Combate à Corrupção da Deic apura suspeitas de fraudes em 23 procedimentos licitatórios, entre 2007 a 2018, ligados à fabricação de artefatos de cimento para uso na construção civil, em seis cidades: Balneário Camboriú, Camboriú, Tijucas, Porto Belo, Bombinhas e Biguaçu. O trabalho é coordenado pelo delegado Marcus Fraile, e foram cumpridas diligências também nas prefeituras dos seis municípios. 

“O principal problema levantado pelo Ministério Público de Contas é que várias empresas com os mesmos donos e familiares combinavam licitações, preços, para fraudar a concorrência”, diz o diretor da Deic, delegado Luis Felipe Fuentes. Apenas em um dos endereços, em Balneário Camboriú, policiais apreenderam R$ 20 mil. 

Os mandados foram expedidos pela Justiça, em Porto Belo. As prisões temporárias dos alvos, que são os empresários, são por cinco dias. Houve prisões em Balneário Camboriú (quatro), Camboriú (uma) e Itapema (uma). “O objetivo agora é analisar se os produtos foram entregues ou se houve superfaturamento das obras e se há envolvimento de agentes públicos nas fraudes”, ressalta o delegado Marcus Fraile. A Operação mobilizou 50 policiais da DEIC. Foram apreendidos documentos, celulares, computadores e notebooks que serão periciados. Servidores do Ministério Público de Contas participaram das buscas e auxiliam na análise da documentação. 

 

PREFEITURAS EMITEM NOTAS OFICIAIS

“Uma equipe da DEIC (Diretoria Estadual de Investigações Criminais) esteve no setor de Licitações da prefeitura de Tijucas na manhã desta terça-feira (10) para recolher documentos de arquivo do ano de 2012. 

De acordo com os investigadores, trata-se da Operação Argamassa que tem mandados a serem cumpridos em nove municípios catarinenses por fraudes em licitações envolvendo diversas empresas do ramo da construção civil. A administração municipal de Tijucas forneceu todos os documentos solicitados e se colocou à disposição das autoridades” 

Prefeitura de Tijucas  

 

“O Governo do Município de Porto Belo vem a público esclarecer a população sobre as notícias relacionadas às investigações da Operação Argamassa, realizadas pela Delegacia de Combate à Corrupção da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Decor/Deic).  

Porto Belo recebeu, na manhã desta terça-feira (10), uma equipe da Decor/Deic e um mandado de busca e apreensão do processo 117 do ano de 2015, pregão 040/2015, que trata da aquisição de blocos de concreto, tubos e lajotas sextavadas.  

Tratando-se de processo que não pertence a atual gestão, a equipe foi encaminhada até o Arquivo Morto da cidade, onde encontram-se os arquivos de anos anteriores à 2017. O processo, alvo de busca e apreensão, foi entregue mediante termo para o delegado.  

A atual gestão do Município de Porto Belo destaca que colabora e apoia todas as operações de investigação que se façam necessárias. O mandado no Município se deu apenas para documentos, não havendo busca/apreensão para funcionários ou ex-funcionários” 

Prefeitura de Porto Belo

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo realiza Segundo Encontro de Pescadores na Praia do Baixio
Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube