Acontece este mês o “Agosto Lilás”, que busca esclarecer a população sobre os tipos de violência contra a mulher. A iniciativa faz alusão ao aniversário da Lei Maria da Penha e estabelece um mês de atividades de conscientização para a comunidade sobre a violência contra a mulher e como combatê-la, além de capacitação dos profissionais para o atendimento às vítimas.
“Percebemos que os índices de violência contra a mulher estão aumentando tanto no Estado, quanto em Tijucas. Esse não é um tema só para a polícia, que vai atuar na causa e eventualmente na prevenção, precisamos atuar na educação e na prevenção”, afirmou o secretário de Saúde, Vilson José Porcíncula. Com a campanha, ações são realizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Tijucas. O trabalho já acontece durante todo o ano, focado não apenas no atendimento à vítima, mas também no apoio para toda a família, contudo, em agosto as atividades estão intensificadas.
“A intenção é dar mais efetividade e trazer resultados no enfrentamento à violência contra a mulher em Tijucas, reunindo todas as informações e serviços para orientar essa vítima”, destacou a psicóloga Cassiana Pirath, coordenadora do setor de Atenção Básica. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado, em 2019, a cada hora quatro ocorrências de violência contra a mulher foram registradas. De janeiro até julho, foram registrados 29 feminicídios. O número é 45% maior do que no mesmo período do ano passado.
Programação do Agosto Lilás
Segunda-feira (19): UBS Porto Itinga, às 14h;
Terça-feira (20): Grupo de Mulheres no Sul do Rio, às 14h;
Terça-feira (20): Hiperdia (Grupo de Hipertensos) Praça, às 19h30;
Quinta-feira (22): Grupo Qualidade de Vida Areias, às 14h;
Sexta-feira (30): Reunião de Equipe Areias, às 13h.
|