Quem acompanha as sessões da Câmara de Vereadores de Tijucas, viu que na noite da última segunda-feira o plenário do Legislativo estava lotado. Praticamente todos em apoio a uma mesma causa: mais atenção aos autistas. A tribuna foi aberta para que representantes da AMA (Associação de Amigos do Autista) da cidade pudessem usar a palavras para, entre outras colocações, pedir mais atenção do poder público à causa e lutar para conseguir um espaço onde possam construir a sede da entidade – que já conta com o cadastro de mais de 80 pessoas com o transtorno.
Como já existe em municípios vizinhos, a associação deve amparar pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que afeta o comportamento, a comunicação e a sociabilidade. Uma das principais intenções de ter a sede própria é a de ter um local para promover palestras com profissionais voluntários, ajudando a melhorar a qualidade de vida destas pessoas. Mais informações sobre o AMA Tijucas podem ser obtidas pelos telefones (48) 9 9823-1558 (Marisa) ou (47) 9 9630-8779 (Lucilene).
Se falta apoio à causa, sobram razões para que o assunto receba mais atenção. Afinal, uma em cada 160 crianças possui um Transtorno do Espectro do Autismo (TEA); começam na infância e tendem a persistir na adolescência e na idade adulta. Embora algumas pessoas com TEA possam viver de forma independente, existem outras pessoas com deficiências severas que precisam de atenção e apoio constante ao longo de suas vidas. Infelizmente, a realidade é que estas pessoas sofrem discriminação e violação dos direitos humanos, com acesso a serviços e suporte insuficiente em todo o mundo. Que esta realidade mude... E logo!
|