Topo
TIJUCAS | Sexta Feira, 29 de Março de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

28 de Maio de 2015 - 09:19:28

O bananeiro dos gringos

Seu Zeca sonha que o bananal, na Itinga, um dia vire cenário de telenovela
 
 
O bananeiro dos gringos

O agricultor José Antônio Casas, o seu Zeca, trabalha de sol a sol para produzir bananas orgânicas e biodinâmicas, totalmente naturais e sem uso de agrotóxico. As frutas cultivadas por seu Zeca atendem os padrões de qualidade dos mercados mais exigentes do mundo, como o chinês e europeu. Do interior de Tijucas, na Itinga, saem as matérias-primas, que viram papinhas de bebê e alimentam crianças do Velho Continente.

A agricultura biodinâmica não usa a tecnologia a favor do produtor. O cultivo é todo manual, como antigamente. Para cultivar as frutas sem o uso do veneno, o trabalho é redobrado. “Adubamos com torna de mamona. Tem que vigiar o aparecimento de fungos e pragas”, conta. Segundo ele, é preciso mais paciência no processo. “É demorado, mas é mais gratificante. Eu gosto dessa agricultura limpa, antes as pessoas eram mais saudáveis”, afirma.

Uma terra demora até seis anos para ficar totalmente livre de agrotóxicos. O bananal de seu Zeca é motivo de orgulho para ele e para a família. “Cuido com o maior capricho e sonho que algum dia alguém da televisão descubra e venha gravar uma novela aqui”, revela. As bananas viram polpas, são exportadas e alimentam os bebês na Europa.

Seu Zeca conta que a banana produzida por ele, na Itinga, além de mais saudável, é também mais saborosa. “Elas têm de 26% a 27% de açúcar, enquanto a com agrotóxico fica em torno de 17%”, argumenta. Ele e a família estão entre os poucos privilegiados que comem as delícias no Brasil. “Vendo para uma empresa que exporta. Brasileiro não come essa fruta não”, assegura. 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo recebe a obra do Pronto Atendimento 24h
Tijucas inicia Campanha de Vacinação contra a Influenza e Tétano
Bombinhas e Florianópolis têm áreas de cultivo de moluscos interditadas temporariamente
Prefeitura de Tijucas está com vagas de estágio remunerado abertas
Audiência Pública para leitura da realidade municipal de Tijucas acontece dia 02 de abril
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube