Topo
TIJUCAS | Sábado, 20 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

14 de Junho de 2019 - 22:13:15

“Isso aqui é a minha vida”

Ivo do Campo Novo vive a comunidade. Agricultor incansável, é daqueles batalhadores que não perde o sorriso
 
 
“Isso aqui é a minha vida”
THIAGO FURTADO 
 
Dia 13 de junho, feriado de aniversário de Tijucas, e seu Ivo Luiz Ancini, 60 anos, já está na rua desde às cinco da manhã. Carregou o carro com diversas caixas de vergamota e foi entregá-las a um comprador que as leva a uma unidade do Ceasa-SC. “Feriado aqui é domingo e olhe lá”, comenta.  
Assim tem sido a rotina desde os nove anos, quando começou a ajudar os pais na lavoura, ainda na localidade do Moura, em Canelinha, onde nasceu. Antônio e Hilária trabalhavam em uma área que não era sua e mudaram-se para o Campo Novo quando conseguiram comprar um pedaço de terra para a família. O lugar era um deserto. “Cavamos a estrada à picareta. O primeiro caminhão que entrou aqui foi o do meu pai com a mudança”, garante. 
Ivo cresceu na roça e assegura que não há como viver em outro lugar. “Isso aqui é a minha vida, eu não me dou bem fora”. A lida diária é o que lhe agrada e, entre sorrisos que escapam fácil, demonstra orgulho por aquilo que produz na terra que herdou dos pais. A variedade é grande: diversos tipos de laranja, vergamota, milho, aipim, batata doce, maracujá. A diversificação, segundo o agricultor, é essencial para quem vive como colono. Atento ao mercado, foi atrás de conhecimento para produzir pitaya, bonita fruta que anda na moda. “Hoje todo mundo planta essas coisas mais comuns. A gente tem que dar uma inovada”, afirma.  
No trabalho permanente de plantar e colher, tem o apoio da esposa, Rose Maria Ancini, 54 anos, com quem é casado há 39. Tiveram duas filhas, Cristiani e Patrícia. Companheira de todas as horas, a esposa é quem ajuda a relembrar as histórias de uma vida baseada em muito trabalho e dedicação à comunidade.  
 
MÚLTIPLAS FUNÇÕES 
Foi a vocação por contribuir com o coletivo que levou seu Ivo a assumir o posto de coveiro do cemitério local quando o anterior faleceu. Ficaria por três meses, apenas para cobrir a ausência temporária. Acabou ocupando-se da funesta tarefa por 15 anos, além de cuidar da manutenção do cemitério, no que toda a família também acabava se envolvendo. “Cansei de ter que sair de festas em datas comemorativas. O meu dever me chamava, né?”, recorda. 
Nem só de labuta vive o homem, porém. Ainda jovem Ivo aprendeu a tirar um som no acordeon. “Às vezes a gente reunia uma turma daqui mesmo e inventava uns bailes”, sorri. Na época da Festa do Divino saía acompanhando a bandeira e puxando a cantoria tradicional. A gaita também funcionava nos fins de ano, época de Terno de Reis, quando partia para o Canto Grande ou Zimbros, em Bombinhas, e até Brusque. 
Depois de tanto tempo de trabalho, Ivo já vislumbra a possibilidade de aposentar-se e, ao menos, diminuir o ritmo. Até lá continua produzindo o máximo que pode, para manter a renda, o consumo dos seus e para distribuir entre quem lhe procura ou mais precisa. Quando realiza entregas em Tijucas, sempre arruma espaço para trazer alguma coisa para um conhecido ou doar para a APAE, por exemplo. “Isso é pra gente servir no mundo, fazer alguma coisa pelos outros. Tem pessoas pobres que a gente conhece, a gente ajuda”, reflete, com o grande coração que tem.
 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Cláudio do Jornal conquista R$ 700 mil para a saúde de Tijucas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube