Você faz parte do grupo que deveria ter tomado a vacina contra a gripe Influenza e, mesmo assim, não foi até o posto de saúde para se imunizar? Ainda dá tempo. A secretaria municipal de Saúde de Tijucas prorrogou o prazo – que tinha se encerrado no fim da semana passada. As vacinas ainda serão aplicadas até a sexta-feira da semana que vem, dia 5.
De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde de Tijucas, Silvana Maria Cipriani, das 9.400 doses que estavam na meta, 6.766 foram aplicadas durante a campanha – pouco mais de 70%. Ela acredita que foi um número relativamente alto devido a ida dos profissionais da saúde para a rua. “Não ficamos esperando que todos nos procurassem. Fomos atrás das pessoas para serem vacinadas”, conta Silvana.
Ela diz que ainda há resistência das pessoas em querer receber a vacina da gripe, por conta dos mitos que são criados, mas que o trabalho de conscientização tem servido para reduzir essa recusa da imunização. “Ainda temos alguns dias para correr atrás. Tijucas não está no ideal, mas vamos fazer todo esforço para chegarmos o mais próximo da meta”, garante a coordenadora.
PELA REGIÃO
Em Canelinha, a vacinação também está prorrogada. Quem faz parte do público-alvo da imunização da gripe deve comparecer até a próxima quarta-feira, dia 3, no posto de saúde central. Já em Porto Belo, a campanha também vai até o próximo dia 5. Foram vacinados mais de 70% das pessoas que se enquadram no grupo de risco, índice comemorado pela secretaria de Saúde da cidade. Mas ainda querem aumentar a quantidade de doses aplicadas.
QUEM PODE?
A definição da população-alvo leva em conta os grupos populacionais que têm maior risco de desenvolver complicações decorrentes da Influenza. Portanto, devem se vacinar crianças entre seis meses e menos de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com 60 anos ou mais, profissionais da saúde, indígenas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. A vacina protege contra três tipos de vírus influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B.
|