Projeto Educação Ambiental nas Escolas édesenvolvido há quase dois anos
Se a conscientização ambiental na fase adulta ainda é um desafio no Brasil, para as crianças os ideais da sustentabilidade são cada vez mais conhecidos. Incentivados pelas escolas municipais, que promovem desde hortas sustentáveis até construção de brinquedos com material reciclável, os estudantes já incorporam a preocupação com o meio ambiente no dia a dia, e levam os ensinamentos para casa. A Secretaria Municipal de Educação de Tijucas estimula projetos nesse âmbito. Um deles, intitulado Projeto Educação Ambiental nas Escolas, desenvolvido desde dezembro de 2017, realiza palestras de conscientização nos centros educacionais da cidade.
“O objetivo principal é conscientizar as crianças para que elas se tornem agentes fiscalizadores no nosso município e, por consequência, levem essa informação do quesito reciclagem para casa, para ensinar os pais, os tios, os avós, envolver todos os familiares para incentivar a separação do lixo reciclável dentro do nosso município”, explica o professor Victor Bruno Prudente, que também é biólogo e educador ambiental.
É o caso de Gustavo Sabino, de 8 anos, que estuda o 3º Ano no Centro de Educação Infantil Professor Manoel dos Anjos, no centro da cidade. Ele conta que quando sua mãe separa o lixo, ele acompanha tudo nos mínimos detalhes para que todas as cores fiquem em sacolas separadas. “Eu aprendi que se a gente jogar o lixo no lugar errado, a gente pode fazer mal para a nossa saúde e para o meio ambiente”, conta o menino.
|