Força-tarefa em Itapema já visitou mais de 2 mil endereços
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC) divulgou um boletim sobre a situação do mosquito Aedes aegypti e das doenças causadas por ele: dengue, febre de chikungunya e zika vírus. No documento, o órgão lista 82 municípios considerados infestados pelo mosquito, entre eles estão Porto Belo e Itapema – que recentemente já anunciaram medidas de combate. A quantidade de cidades apontadas pela Dive/SC representa um aumento de 22,4% em relação ao mesmo período de 2018, que tinha 67 municípios catarinenses nessa condição.
Sabendo disto, esta semana o bairro Meia Praia, em Itapema, segue recebendo a força-tarefa contra a dengue com mais de 90 pessoas de vários setores da administração municipal, além da concessionária de limpeza urbana, Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. A coordenação da ação divulgou o levantamento da primeira semana de trabalho: entre casas, comércios e terrenos já foram visitados e vistoriados mais de 2 mil endereços em 93 quarteirões. As equipes também trataram 387 imóveis e 890 locais com depósito de água e eliminaram 1.900 locais que poderiam servir de criadouro.
A coordenadora do Programa de Combate à Dengue, Joane Rodrigues Paz, destaca que a equipe que trabalha na força-tarefa ainda sofre resistência para entrar nas casas. “Mesmo com toda campanha que estamos fazendo e os nossos agentes uniformizados, tivemos 70 pessoas que não autorizam a entrada nas casas. Precisamos que a população seja parceira nessa luta”, pediu. O centro da força-tarefa fica localizado no salão da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, localizado na Rua 294, em Meia Praia.
|