Campanha Estadual de Vacinação contra a Febre Amarela segue até o dia 20 de abril
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC) informou que foi confirmado pelo Instituto Carlos Chagas (ICC) – Fiocruz do Paraná o diagnóstico laboratorial de febre amarela para a morte de um paciente de 36 anos, morador de Joinville, ocorrido no último dia 12. Santa Catarina não registrava casos de febre amarela em humanos desde 1966. O paciente não tinha registro de vacina no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI).
A secretaria de Estado da Saúde reforça a necessidade de a população procurar as unidades de saúde para fazer a vacina e, em caso de sintomas, procurar atendimento imediato para aplicação do protocolo de manejo clínico e classificação de risco frente a um caso suspeito de febre amarela.
Entre 1 de janeiro e 28 de março deste ano, foram aplicadas 461.417 doses da vacina contra a febre amarela em todo o estado de Santa Catarina, sendo que 81.578 foram aplicadas somente na primeira semana da Campanha Estadual de Vacinação, entre os dias 20 e 23 de março de 2019. Segundo o último levantamento da Dive/SC, o estado está com uma cobertura vacinal de 61,46%.
Desde o segundo semestre de 2018, seguindo recomendação do Ministério da Saúde (MS), todo o Estado de Santa Catarina tornou-se Área com Recomendação de Vacinação (ACRV) para febre amarela. Desde então, todos os moradores catarinenses com mais de nove meses de idade devem procurar os postos de saúde para se vacinar contra a doença. No entanto, a procura pela vacina foi baixa o que fez com que o estado iniciasse no dia 20 de março a Campanha Estadual de Vacinação contra a Febre Amarela. A campanha segue até o dia 20 de abril.
|