Topo
TIJUCAS | Sábado, 20 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

29 de Março de 2019 - 14:08:27

Porto Belo realiza ações para combater a dengue

Município tem dois casos confirmados da doença e, além disto, registra mais de 300 focos do mosquito
 
 
Porto Belo realiza ações para combater a dengue
Vigilância afirma que maioria dos focos do mosquito estão em residências e empresas 
 
Em alerta contra a dengue, a Vigilância Epidemiológica de Porto Belo recebeu representantes do Governo do Estado para traçar estratégias para combater o mosquito Aedes Aegypti. Atualmente, a cidade conta com dois casos confirmados da doença. Além disto, foram encontrados 326 focos do mosquito na cidade (sendo focos e não propriamente o mosquito infectado) e apenas seis destes casos estão em terrenos baldios, confirmando que a maioria dos focos ainda são em residências familiares e empresas. 
“A equipe da Vigilância Epidemiológica está constantemente nas ruas vistoriando os locais mais críticos, mas ainda tem dificuldades de entrar em residências que se encontram fechadas durante o dia, por isso a importância de o morador estar atento”, comenta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Patrícia de Araújo. Ela destaca que qualquer recipiente que possa acumular água é considerado perigoso, como brinquedos de crianças, pratos para vasos de plantas, tampinha de garrafa pet entre outros objetos similares.  
A coordenadoria de Porto Belo, reunindo as agentes de endemias, trabalha em estratégias para combater o Aedes Aegypti. Os trabalhos ocorrem durante todo o ano, mesmo no período de inverno, quando a incidência é baixa. Os bairros mais afetados até o momento são Alto Perequê, Perequê, Centro e a localidade do Jardim Dourado.   
 
AGENTES NAS CASAS  
A secretária de Saúde Jainara Nordio salienta a importância de as pessoas se conscientizarem quanto aos cuidados necessários para combater o mosquito da dengue e que apenas com o apoio de toda a população será possível combater esta doença. “Cada morador precisa auxiliar, realizando a limpeza em sua casa e terrenos. Todo recipiente pode acumular água e se tornar um criadouro para o Aedes Aegypti. É necessário também permitir a entrada de nossos agentes de endemia nas residências, para que eles possam identificar todos os pontos”, explica a secretária. 
Todos os agentes de endemias estão identificados com uniformes e crachás. Eles realizam vistorias principalmente nos arredores de focos detectados e residência de pessoas já diagnosticadas com dengue. Ações serão realizadas no Cemitério Municipal, em áreas onde há pequenas embarcações pesqueiras e nas escolas do Município.  
 
AGENDA E DENÚNCIAS 
A Secretaria de Saúde lançou na última quarta-feira o “DengueZap”, que funcionará para denúncias de locais com possíveis focos de dengue e agendamento de visitas às residências que ficam fechadas durante a semana. O aplicativo será monitorado em horário comercial pela equipe de agentes de endemias. O contato deve ser feito apenas via whatsapp, através do número (47) 98902-4328. 
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica destaca que o aplicativo busca aproximar a equipe da vigilância e a população. Os moradores interessados em agendar visitas, seja durante a semana ou aos finais de semana, devem enviar mensagens indicando o melhor dia e horário.  
 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Cláudio do Jornal conquista R$ 700 mil para a saúde de Tijucas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube