Topo
TIJUCAS | Sexta Feira, 29 de Março de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

21 de Maio de 2015 - 10:36:38

Caramujos africanos preocupam moradora

Terreno está cheio dos bichos que podem até causar meningite. Vigilância Sanitária promete resolver o caso
 
 
Caramujos africanos preocupam moradora

Enquanto a concentração dos esforços na região parecia estar toda para o combate do mosquito da dengue, outra ameaça à saúde pode ter aproveitado para se espalhar: o caramujo africano. A professora Alexandra Lopes não aguenta mais chegar do trabalho e ter de recolher os bichos. Tentou ajuda da Vigilância Sanitária, mas não teve retorno. “Eles surgiram no verão e mesmo agora com o frio continuam. Não sei mais a quem recorrer!”, reclama.

Moradora da rua Odil Varela – uma travessa entre a avenida Bayer Filho e a rua Nilo Oliveira –, Alexandra mostra um terreno baldio na frente da casa dela como sendo o habitat dos caramujos. E realmente não é difícil achar vários entre o matagal. “Tem uma escola aqui perto, muitas crianças passam por aqui. É um perigo e ninguém faz nada”, comenta a professora.

Ela diz que entrou em contato com a Vigilância Sanitária do município e não teve resposta. Tentou, então, por meio da secretaria de Obras, mas também não conseguiu retorno. “Não aguento mais encontrar esses caramujos no meu muro ou até na parede de casa. Não sei nem o que fazer, apenas recolho e jogo fora”, conta.

Por meio do departamento de Comunicação da prefeitura, a Vigilância Sanitária informou não ter conhecimento da incidência dos caramujos africanos na rua Odil Varela. E prometeu solução. “Como não há registro da reclamação (houve mudança de equipe, então pode ter havido algum equívoco), a Vigilância se compromete a fazer contato com a secretaria de Obras para que solicite a limpeza do terreno baldio ao proprietário”, garantiu.

O QUE FAZER?

A orientação da Vigilância Sanitária de Tijucas, ainda segundo a nota enviada pela Comunicação da prefeitura, é de que, ao encontrar caramujos africanos, os moradores coloquem em uma embalagem (saco plástico ou demais recipientes fechados) e levem até a Vigilância Sanitária – que fica na avenida Hercílio Luz, 688 – para que uma equipe preparada possa incinerar. “Manter contato com a Vigilância é importante para que a equipe tenha controle e conhecimento dos locais de maior incidência”, informou. Entre as graves doenças que o caramujo africano pode causar está a meningite. 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo recebe a obra do Pronto Atendimento 24h
Tijucas inicia Campanha de Vacinação contra a Influenza e Tétano
Bombinhas e Florianópolis têm áreas de cultivo de moluscos interditadas temporariamente
Prefeitura de Tijucas está com vagas de estágio remunerado abertas
Audiência Pública para leitura da realidade municipal de Tijucas acontece dia 02 de abril
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube