Cenas como estas flagradas pela reportagem do DAQUI não têm sido raras, confirmando o desrespeito à sinalização
Há poucos dias em funcionamento, os semáforos instalados nas marginais da BR-101, em Tijucas, têm dividido opiniões. Por um lado, elogios quanto ao aumento da segurança do trânsito; por outro, reclamações de motoristas de que a sinalização piorou a mobilidade urbana naquela região.
Em reunião realizada na tarde da última quarta-feira, o prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha (PSD), pediu à Arteris Litoral Sul melhorias no tráfego em torno do viaduto que fica sobre a ligação das avenidas José Manoel Reis e Coleira.
De acordo com o prefeito, a implantação do semáforo, solicitada pelo I Fashion Outlet Iguatemi, trouxe mais segurança aos usuários, porém, tem gerado filas em horários de pico. “Muitas pessoas estão elogiando o novo sistema por sentirem mais segurança na travessia do viaduto, e isso é fato, porém, precisamos fazer alguns ajustes para que o trânsito flua melhor”, solicitou Eloi.
O gerente de Investimento da Arteris, Juarez Richter Cordeiro, e a coordenadora de Faixa de Domínio, engenheira Letícia Salete Tessari, analisaram o local e discutiram com o prefeito as possíveis alterações a serem feitas.
MEDIDAS TOMADAS
Conversão à direita livre
Durante a reunião ficou acordado que nesta semana a prefeitura vai implantar nova sinalização na convergência das avenidas José Manoel Reis e Coleira para tornar a pista da direita livre. Com isso, quem está à direita e deseja transitar em direção à BR-101 pela marginal, poderá seguir sem esperar pelo semáforo. Já quem precisa atravessar a marginal cruzando as duas avenidas, terá que respeitar o semáforo.
Retirada de faixas elevadas
Para dar mais fluidez ao trânsito também foi solicitada a retirada das faixas elevadas de pedestre nas marginais.
Mão inglesa
Atualmente uma das pistas sob o viaduto está como mão inglesa, permitindo o trânsito livre de quem vem pela marginal da Cerâmica Portobello e quer retornar à BR-101 no sentido norte. Durante a reunião foi solicitada a retirada deste sentido para que a pista possa ser incorporada ao trânsito de travessia. Com isso, quem cruzar as avenidas terá mais uma pista para transitar. De acordo com a engenheira, a medida ainda não é possível porque o acesso pela BR-101 anterior ao viaduto é muito curto e tendo maior fluxo pode gerar filas sobre a rodovia. “No entanto, como a Portobello vai iniciar em breve a regularização de seu acesso, colocando a pista marginal nas normas de trânsito para rodovia, teremos um trecho bem maior de acesso e com isso podemos estudar a possibilidade de eliminar a pista de mão inglesa sob o viaduto”, explica.
Reprogramação dos semáforos
Durante a próxima semana a empresa de programação de semáforos deve vir a Tijucas para fazer novo estudo de tempo de abertura dos sinais.
Acesso ao Morretes
Durante a reunião, o prefeito de Tijucas recebeu a informação de que já foi aprovado o projeto e, em breve, deve ser liberada a execução da obra da alça de retorno no Km 169, no Morretes.
|