Foi aberta, em Porto Belo, a temporada da pesca da tainha. E para oficializar o início das atividades pesqueiras do ano, foi realizada uma missa para os pescadores. A celebração foi conduzida pelo padre Carlos André Paixão, em frente ao Hotel Blumenauense, um dos pontos em que os pescadores se instalam durante a temporada de pesca, no bairro Perequê. É o terceiro ano consecutivo que a missa é realizada na praia.
A celebração serviu para abençoar os pescadores que deixam as famílias e seguem para o mar em busca de sustento. A pesca da tainha é uma tradição na praia do Perequê e o pescador Ronaldo de Oliveira, o Dado, herdou a profissão do pai. “Estou mar desde os cinco anos de idade. Os pescadores pedem respeito à tradição e que as pessoas não façam barulho na praia durante o período de pesca”, comenta.
O prefeito Evaldo Guerreiro ressaltou a importância da atividade no município. “A pesca da tainha é uma tradição em nossa cidade. E a missa serve para homenagear e abençoar a pesca e as mais antigas gerações de pescadores de Porto Belo”, ressaltou.
|