Topo
TIJUCAS | Quinta Feira, 18 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

01 de Março de 2019 - 16:56:08

Tijucas cria pontos de coleta para caramujos africanos

Preocupação é porque os moluscos hospedam dois tipos de vermes que podem causar meningite e hemorragias no intestino
 
 
Tijucas cria pontos de coleta para caramujos africanos
Quatro postos de saúde da cidade terão pontos de coleta 
 
A secretaria municipal de Saúde de Tijucas lança uma campanha de combate ao Caramujo Africano. A ação é intensificada nesta época do ano por causa do aumento significativo deste molusco no período chuvoso. Para isso, criou pontos para coleta dos caramujos, que serão instalados em quatro locais específicos da cidade.  
Uma vez por semana, sempre às sextas-feiras, a Vigilância Epidemiológica e o Programa de Combate à Dengue farão a coleta dos tambores para depois incinerar os animais em local específico. Além disto, a Vigilância pede que a população tenha cuidado ao ter contato com os caramujos – que podem causar doenças graves.  
Por enquanto, os pontos de coleta estão localizados nos bairros Praça, Centro, Areias e Joaia. Nestes pontos serão disponibilizados à população tambores com cal para depósito dos moluscos capturados. De acordo com a secretaria de Saúde, se a demanda para o recolhimento dos caramujos for grande, novos pontos de coleta serão distribuídos em outros locais da cidade.  
 
PERIGO À SAÚDE
O caramujo africano pode chegar a 200 gramas de peso, 10 centímetros de comprimento e 20 centímetros de altura. A concha é geralmente escura com manchas claras, alongadas e cônicas. Põe cerca de 200 ovos, que atingem a idade adulta em seis meses. Os caramujos africanos hospedam dois tipos de vermes que podem causar meningite e hemorragias no intestino. A transmissão do verme ocorre através do consumo de alimentos contaminados pelo muco que o caramujo deixa à medida que se move, ou pela ingestão direta. 
 
Pontos de Coleta 
- Unidade de Saúde Praça: rua Lauro Muller, 175  
- Posto 24 horas: avenida Hercílio Luz, 163  
- Unidade de Saúde Joaia: rua Preta Paula, 80  
- Unidade de Saúde Areias: rua Treze de maio, 2042
 
FIQUE ATENTO! 
Para realizar a captura desses animais, alguns cuidados devem ser tomados: 
- Evite o contato direto, pois o molusco hospeda dois tipos de vermes que podem causar meningite e hemorragias no intestino. A transmissão do verme ocorre através do consumo de alimentos contaminados pelo muco que o caramujo deixa à medida que se move, ou pela ingestão direta do mesmo. Como esses animais se alimentam de plantas, é fundamental lavar e desinfetar bem as verduras antes do consumo;  
- Proteja as mãos com luvas ou sacolas plásticas para coletar os animais;  
- Leve os animais coletados em sacolas até os pontos de coleta para realizar o descarte adequado;  
- É expressamente proibido o uso de veneno ou outras substâncias que possam contaminar o meio ambiente para matar o molusco; de forma alguma devem ser utilizadas iscas específicas para caracóis ou outros venenos, pelo elevado risco de intoxicação de animais domésticos, crianças e adultos;  
- Manter limpos os quintais das casas, retirando todo entulho e o mato, é a melhor forma de prevenir o aparecimento e proliferação dos mesmos, pois locais nestas condições, servem de abrigo para os caramujos.  
 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Cláudio do Jornal conquista R$ 700 mil para a saúde de Tijucas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube