Esta semana passei pela frente de uma escola em “primeiro-dia-de-aula” e senti, ligeiramente, aquele friozinho na barriga... Aquele de quando eu passava os últimos dias das férias contando os dias para a volta às aulas. Aquele de quando eu ficava horas e horas folheando cadernos novos – de capa mole e encapados com papel de presente – pensando em quando iria usá-los. Aquele!
E faz exatamente 26 anos que fui apresentado para esta sensação. Faz quase três décadas que pisei pela primeira vez numa escola... Ah, a Escola de Educação Básica Deputado Valério Gomes! O nome que sempre esteve no meu uniforme e permanece na memória. E passando pela frente da escola voltei a sentir o friozinho na barriga: o friozinho de quem se recorda (e sente muita falta) de um tempo maravilhoso, em que os sonhos superavam as dificuldades.
Por favor, Deus, Não permita que eu (e nem ninguém) se esqueça da sensação do primeiro dia de aula... Do reencontro com os amigos... Dos medos... Dos sonhos... E da corrida ao toque do sinal para escolher, enfim, o lugar em que sentaria ao longo daqueles saudosos bimestres.
|