GOR realiza blitz informativas durante a temporada de verão
Após uma parceria com o Coletivo "Brasil Contra a Farra (BCF)", que incentiva as ações contra a Farra do Boi e maus-tratos de animais em todo o Brasil, o Grupo de Operações e Resgates (GOR), que atua em Porto Belo tem intensificado as ações de conscientização e fiscalização contra a farra. O município, que ainda registra casos de farra do boi, principalmente durante a quaresma, se tornou, de acordo com o BCF, modelo no combate ao ato. Um selo será entregue nas próximas semanas.
O presidente do GOR, Pedro Henrique da Silva, explica que em Porto Belo os trabalhos acontecem durante todo o ano, mas estão concentrados, neste primeiro momento, na conscientização da população, através da realização de blitz informativas durante a temporada de verão, junto da Polícia Militar. O município não registrou nenhum caso de Farra do Boi durante a passagem do ano, o que era comum em tempos passados.
O GOR também realizará visitas nas escolas da Rede Municipal de Ensino da cidade para conscientizar os alunos, que repassam as informações mais importantes aos familiares. "Buscamos, através da blitz informativa e das visitas nas escolas, apresentar o trabalho realizado à população, para que eles saibam a quem recorrer quando identificarem ações como a farra do boi. Através das crianças, também criamos uma cultura contra a farra, o que resultará na considerada diminuição ou até mesmo extinção do ato na nossa região", explica Pedro.
CONTRA A FARRA
O coletivo “Brasil Contra a Farra” atua na articulação contra a Farra do Boi nas cidades de Santa Catarina, onde o ato é comum. O grupo busca ouvir a população através de denúncias e relatos e, a partir daí, desenvolver o plano de atuação, impedindo muitas vezes que os farristas deem início ao ato. Como forma de auxílio ao trabalho desenvolvido pelo GOR, o “Brasil Contra a Farra” cedeu ao Grupo de Operações de Porto Belo o material informativo utilizado no trabalho de conscientização.
|