Este ano, ao que parece, não vai ser preciso manifestação por parte dos servidores públicos de Tijucas. Já foi enviado para a Câmara de Vereadores o projeto de lei que estabelece o reajuste salarial – que deve valer, assim que aprovado pelos parlamentares, para a folha de pagamento do fim deste mês. O aumento será de 9% e teve a aprovação do sindicato da classe. Este mês completa um ano da greve dos servidores do Município.
De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Servidores do Serviço Público Municipal de Tijucas (Sintraserti), Edina Lourdes, entre as reivindicações da entidade feitas à administração municipal estava o reajuste de 10%. No entanto, ficou satisfeita com a proposta apresentada pelo prefeito Valério Tomazi. “Ficou muito bom porque além desse aumento tem o Plano de Carreira dos professores que está na fase final. Não adiantaria ele dar um aumento e não poder pagar”, argumenta.
Edina diz que o Plano de Carreira está em fase final. E que o sindicato está acompanhando de perto. “Agora eles vão rodar as folhas de pagamento com as mudanças do Plano, para ver o impacto financeiro”, comenta a presidente do Sintraserti. No documento que recebeu da prefeitura com os compromissos com os servidores, Edina ainda destaca o aumento no vale-alimentação, de R$ 90 para R$ 115.
Com relação ao reajuste salarial, o Município alega que 8,41% foi para acompanhar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de abril e os 0,59% restantes seria de ganho real. “É a primeira vez que conseguimos um aumento real. Não é muito, mas já é motivo para comemorar”, conclui a presidente do Sintraserti. O projeto de lei em que está previsto o reajuste salarial dos servidores públicos já tramita na Câmara de Vereadores. Sendo aprovado, deve ser sancionado pelo prefeito para que o aumento já seja repassado no próximo salário.
|