Serão 500 unidades para serem colocados em animais adotados em feiras
A prefeitura de Tijucas vai adquirir microchips para controlar a população de animais de pequeno porte abandonados na cidade. Inicialmente, serão 500 unidades para serem instaladas em cachorros e gatos adotados em feiras por moradores do município. Com isso, será possível identificar os donos dos animais, em casos de abandono.
A medida tem o objetivo de reduzir a quantidade de abandono animal, prevenir os maus-tratos e possibilitar maior controle de zoonoses. No aparelho ficam registrados o nome, CPF e endereço do responsável, se o animal é castrado e quais vacinas recebeu. O equipamento, que tem o tamanho de um grão de arroz, será implantado pela equipe de veterinária da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente.
Além da implantação dos chips, uma equipe da secretaria vai trabalhar a conscientização sobre o abandono de animais. A intenção é de que sejam realizadas palestras educativas em escolas do município. “Este é um tema que preocupa a todos. O abandono de animais é um exemplo de maus-tratos que não pode ser admitido e, além de tudo, eles podem ser causadores de doenças, trazendo problemas para a saúde pública”, comenta o prefeito Eloi Mariano Rocha (PSD). De acordo com o secretário José Leal Silva Junior, os trâmites para fazer a compra dos equipamentos já estão sendo feitos e eles devem ser adquiridos em breve.
|