Topo
TIJUCAS | Sexta Feira, 29 de Março de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

14 de Maio de 2015 - 12:14:44

Clube 13 luta para manter viva a história

Criado há mais de 60 anos para ser o ponto de encontro dos negros de Tijucas, clube busca recursos para se manter de pé
 
 
Clube 13 luta para manter viva a história

O Clube 13 de Maio nasceu para que a comunidade negra tivesse onde dançar em Tijucas. Há seis décadas, brancos e negros não podiam dividir o mesmo salão. Em 62 anos de história, o clube viveu tempos áureos e foi quase ao esquecimento. Hoje, o 13 de Maio se reergueu, mas luta para conseguir se manter de pé.

O aposentado Alfredo de Souza, 80 anos, lembra de quando o 13 surgiu. “Era uma alternativa à comunidade negra. Não tínhamos onde dançar. Eu era moleque e espiava os bailes do antigo 4 de maio e também do Tijucas Clube. Mas negro era só do lado de fora”, conta. Segundo ele, o terreno para a construção do clube foi uma doação do político João Bayer Filho. “O primeiro clube era no início da rua 13 de maio, nas proximidades do Posto do Chiquinho. Fazíamos bailes lindos e animados. Dava até gosto”, recorda.

Assim como os negros não frequentavam os clubes dos brancos, os brancos não podiam entrar no 13. “Mas nossas festas foram ganhando fama e todo mundo queria participar”, comenta. Segundo seu Alfredo, a Jovem Guarda serviu para unir as raças. “Todo mundo queria dançar misturado. Me lembro que a primeira vez que pisei no Tijucas Clube, já adulto, foi em uma formatura que dancei com dona Leda Regina, diretora do Cruz e Sousa. Uma honra”.

Hoje, a maior dificuldade do 13 não é unir raças, é ter verba para se manter em pé. “Não temos sócios. O que ganhamos com os aluguéis para festas quase não é suficiente para manter as contas em dia”, afirma o atual presidente, Luciano Murilo. Ele conta que o Clube precisa de uma reforma urgente no telhado. “É um investimento alto. Precisamos de muito apoio e vamos em busca de subvenção para conseguir”, garante.

BAILE PARA AJUDAR

A diretoria do Clube se vira para manter o Clube em pé. “Fizemos mutirão de trabalho e de limpeza. Estamos lutando para conseguir melhorias para tornar o clube mais atrativo e conseguir sócios”, conta Luciano.

O 13 promove três grandes bailes durante o ano. Neste sábado, dia 16, haverá baile de aniversário do Clube 13 de Maio, com a banda Stagium 10, a partir das 23h. Para a reserva de mesas, ligue (48) 9142-9687 ou 9957-6813.

 

 

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo recebe a obra do Pronto Atendimento 24h
Tijucas inicia Campanha de Vacinação contra a Influenza e Tétano
Bombinhas e Florianópolis têm áreas de cultivo de moluscos interditadas temporariamente
Prefeitura de Tijucas está com vagas de estágio remunerado abertas
Audiência Pública para leitura da realidade municipal de Tijucas acontece dia 02 de abril
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube