Sou declaradamente apaixonado por Tijucas – daquele que briga pela cidade e se orgulha sempre que vê o nome da nossa terra sendo bem falado pelos outros. Mas, por muitos anos, um Calcanhar de Aquiles que temos é a nossa praia. É difícil fazer com que as pessoas que não são daqui entendam que, ao contrário das cidades vizinhas, nossa praia não é própria para banho. Ainda pior quando se fala da maneira como é tratada: muitas vezes colocadas por muitos como local de marginalidade ou até depósito de lixo. Vamos parar com isso? Vamos dar uma nova cara para nossa praia que, mesmo sem a balneabilidade, é uma área naturalmente linda?
Por muitos anos, ouvimos promessas de que, um dia, teríamos uma solução para que a lama da praia desaparecesse, despertando em todos aquele velho sonho de que aqui tivéssemos uma praia como a das vizinhas Porto Belo e Governador Celso Ramos, por exemplo. E a tal promessa nunca vingou. Mas será mesmo que, por não ser própria para banho, devemos continuar virando as costas para nossa praia?
Recentemente, um grupo da própria comunidade passou a se unir para manter parte da faixa de areia limpa e em condições de ser utilizada por quem quisesse aproveitar a área. Depois, construiu-se por lá quadras esportivas que atraem atletas amadores da comunidade, para se integrarem e levarem mais vida àquela localidade. E, agora, num novo passo importante para a revitalização do nosso litoral, acontece amanhã, a partir das 8h da manhã, os Jogos de Verão na Praia de Tijucas – com disputas de pênaltis, corrida, futevôlei e vôlei de praia. Vamos prestigiar o evento e incentivar para que valorizemos a beleza que temos disponível em nossa cidade?
|