Será ativada uma torre de equalização para tratar a água captada no rio
Nos últimos dias tem ficado ainda mais evidente a necessidade de ser revisto o abastecimento de água em Tijucas. Não são raras as reclamações de falta de água em alguns bairros da cidade. Como medida para tentar solucionar este problema, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) anunciou que irá ativar a torre de equalização que vai tratar água captada no rio Tijucas. O equipamento, que fica junto à Estação de Tratamento de Água (ETA) na Itinga, foi instalado em 2016, mas não havia sido colocado em operação.
A torre de equalização é destinada a realizar um primeiro tratamento da água bruta captada no rio Tijucas. Depois, ela será levada aos filtros utilizados para tratar a água captada nas cachoeiras da localidade para um segundo tratamento. Conforme informações da prefeitura, ontem ainda estavam sendo feitos os testes finais de operação e estava mantido a previsão para que hoje seja iniciada a captação de água no rio, para que já seja utilizada. Esta alternativa deve injetar cerca de 2 milhões de litros de água por dia na rede de abastecimento do município. Com isto, o Samae prevê que a distribuição seja normalizada de imediato.
Ainda conforme a prefeitura, a distribuição está normalizada na maior parte da cidade. Exceção para alguns pontos do Mata Atlântica e Areias, onde a situação foi a mais crítica. “Lá chegou água durante a noite, principalmente em casas mais baixas. As que, por ventura, não tenham recebido, continuam sendo abastecidas pelos caminhões pipa”, informou.
No início da semana, o prefeito Eloi Mariano Rocha (PSD) recebeu um grupo de moradores do Mata Atlântica para tratar das dificuldades na distribuição de água enfrentadas no loteamento. Na ocasião foi apresentado o plano de ação para resolver o problema e disponibilizado um caminhão pipa para abastecer as caixas d’água dos moradores devidamente cadastrados no Samae, de acordo com a necessidade de cada um.
|