Topo
TIJUCAS | Sábado, 20 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

23 de Novembro de 2018 - 13:12:53

Vigilância alerta para escorpiões em Tijucas

De acordo com o órgão de Saúde, pelo menos um caso foi registrado recentemente no bairro Areias
 
 
Vigilância alerta para escorpiões em Tijucas
A Secretaria Municipal de Saúde de Tijucas, através da do Departamento de Vigilância em Saúde, alerta para o aparecimento de escorpiões em alguns pontos da cidade. A presença desses animais é comum nesta época do ano. As principais espécies encontradas na nossa região são os conhecidos escorpião amarelo e o marrom – duas espécies venenosas. Conforme a Vigilância, pelo menos um caso foi registrado recentemente no bairro Areias.  
Esses animais podem viver tanto em lugares desertos quanto matas. Se alojam em locais próximos a residências, córregos, cemitérios e construções, embaixo de pedras, entulhos, mato, lixo, tijolos. Os escorpiões alimentam-se outros animais, como baratas, aranhas, cupins e até mesmo pequenos vertebrados. Sendo assim, manter a limpeza da casa e de seus arredores, evitando o acúmulo de lixo e entulhos, ajuda a prevenir o aparecimento de escorpiões. 
Dentro das casas, a atenção, em especial, deve ser na saída de esgoto, ralos e caixa de gordura, sempre verificar calçados e roupas antes de vesti-los e ter cuidado ao abrir gavetas e armários. A Prefeitura de Tijucas, através da Secretaria Municipal de Obras, faz o trabalho de prevenção e manutenção em áreas públicas para evitar a procriação do escorpião, além disso, o Departamento de Vigilância Sanitária notifica os proprietários de terrenos particulares para manterem os locais limpos. 
O Secretário de Saúde, Vilson José Porcíncula, alerta que em caso de acidente, as pessoas devem procurar, imediatamente, um atendimento médico. “Em caso de picada, o procedimento é lavar bem o local com água e sabão e buscar o mais rápido possível o atendimento”, enfatizou o secretário. O Departamento de Vigilância em Saúde solicita que a população fique atenta à presença dos escorpiões. Em caso de aparecimento do animal, os agentes de combate a endemias deverão ser imediatamente contatados, pelo telefone (48) 3263-7076.
 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Cláudio do Jornal conquista R$ 700 mil para a saúde de Tijucas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube