Topo
TIJUCAS | Sexta Feira, 26 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

16 de Novembro de 2018 - 14:12:15

Porto Belo sedia festa açoriana

Açor é considerado o maior evento da Cultura Açoriana de Santa Catarina. Festejo começa hoje à noite, com show de Roberto Leal
 
 
Porto Belo sedia festa açoriana
O evento conta com mais de 40 atrações culturais e estandes com artesanatos 
 
Já tem programação para este final de semana? Que tal participar de um festejo que carrega parte da nossa cultura? Porto Belo sediará de hoje até domingo a 25ª edição do Açor, a maior festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina. O evento conta com mais de 40 atrações culturais e estandes com artesanatos de diferentes cidades e estados vizinhos, todos tendo como base a cultura açoriana.  
A presidente da Fundação da Cultura, Cristiani de Jesus, destaca a importância para Porto Belo de sediar a festa em 2018, resgatando assim a cultura dos colonizadores açorianos em toda a região. "Estamos aguardando um grande público que já participa anualmente da festa. Todas as escolas da Rede Municipal estão trabalhando sobre cultura açoriana e se preparando para o lindo desfile que teremos. O Açor é uma forma de a cidade conhecer a sua cultura, desde as crianças nas escolas até os adultos participantes", diz a presidente. O evento é aberto ao público com entrada gratuita. 
 
DA FESTA 
Integrando a programação do 25º Açor, acontece neste sábado o desfile etnográfico, que mostra um pouco da cultura e dos costumes açorianos, muitos deles ainda mantidos na região. Participam do desfile, que acontece na avenida Governador Celso Ramos, no centro de Porto Belo, os alunos da Rede Municipal de Ensino, que este ano trabalharam a cultura açoriana no plano de ensino durante todo o ano letivo. O início do desfile está previsto para às 10h. A festa ainda conta com mais de 40 atrações culturais, como boi-de-mamão, coral, contação de histórias, dança açoriana e outros. 
 
ATRAÇÃO PRINCIPAL 
O cantor português erradicado no Brasil, Roberto Leal, é uma das atrações principais do 25º Açor. Ele estará no município de Porto Belo hoje à noite, abrindo a programação da festa. O show terá início às 22h, após a cerimônia de abertura do evento, na Praça da Bandeira. Roberto Leal, cantor do sucesso "Arrebita", tem ainda extenso repertório romântico-popular, com a mistura de ritmos lusitanos e brasileiros. 
 
CULTURA AÇORIANA 
A Festa dos Açores acontece anualmente, sempre em diferentes municípios do estado que foram colonizados pelos portugueses. A festa resgata a cultura da Ilha dos Açores, de onde vieram os antepassados, colonizadores da região.
O prefeito de Porto Belo, Emerson Stein, convida a todos para que prestigiem esse importante evento. "Participar do Açor é valorizar a nossa cultura e tudo o que nossos antepassados construíram aqui, após partirem de suas terras para uma vida longe de casa. Nossos costumes e nossas ligações com a cultura portuguesa é a maior herança deixada por eles. Convidamos a todos para participarem desse importante evento e conhecer um pouco da nossa história", destaca o prefeito. 
Também está marcado para o domingo, dia 18, a missa com encontro das bandeiras e folia do divino, às 9h30 na Igreja Senhor dos Passos, em frente à Praça da Bandeira. A entrada para a festa é gratuita.
 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo realiza Segundo Encontro de Pescadores na Praia do Baixio
Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube