O evento conta com mais de 40 atrações culturais e estandes com artesanatos
Já tem programação para este final de semana? Que tal participar de um festejo que carrega parte da nossa cultura? Porto Belo sediará de hoje até domingo a 25ª edição do Açor, a maior festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina. O evento conta com mais de 40 atrações culturais e estandes com artesanatos de diferentes cidades e estados vizinhos, todos tendo como base a cultura açoriana.
A presidente da Fundação da Cultura, Cristiani de Jesus, destaca a importância para Porto Belo de sediar a festa em 2018, resgatando assim a cultura dos colonizadores açorianos em toda a região. "Estamos aguardando um grande público que já participa anualmente da festa. Todas as escolas da Rede Municipal estão trabalhando sobre cultura açoriana e se preparando para o lindo desfile que teremos. O Açor é uma forma de a cidade conhecer a sua cultura, desde as crianças nas escolas até os adultos participantes", diz a presidente. O evento é aberto ao público com entrada gratuita.
DA FESTA
Integrando a programação do 25º Açor, acontece neste sábado o desfile etnográfico, que mostra um pouco da cultura e dos costumes açorianos, muitos deles ainda mantidos na região. Participam do desfile, que acontece na avenida Governador Celso Ramos, no centro de Porto Belo, os alunos da Rede Municipal de Ensino, que este ano trabalharam a cultura açoriana no plano de ensino durante todo o ano letivo. O início do desfile está previsto para às 10h. A festa ainda conta com mais de 40 atrações culturais, como boi-de-mamão, coral, contação de histórias, dança açoriana e outros.
ATRAÇÃO PRINCIPAL
O cantor português erradicado no Brasil, Roberto Leal, é uma das atrações principais do 25º Açor. Ele estará no município de Porto Belo hoje à noite, abrindo a programação da festa. O show terá início às 22h, após a cerimônia de abertura do evento, na Praça da Bandeira. Roberto Leal, cantor do sucesso "Arrebita", tem ainda extenso repertório romântico-popular, com a mistura de ritmos lusitanos e brasileiros.
CULTURA AÇORIANA
A Festa dos Açores acontece anualmente, sempre em diferentes municípios do estado que foram colonizados pelos portugueses. A festa resgata a cultura da Ilha dos Açores, de onde vieram os antepassados, colonizadores da região.
O prefeito de Porto Belo, Emerson Stein, convida a todos para que prestigiem esse importante evento. "Participar do Açor é valorizar a nossa cultura e tudo o que nossos antepassados construíram aqui, após partirem de suas terras para uma vida longe de casa. Nossos costumes e nossas ligações com a cultura portuguesa é a maior herança deixada por eles. Convidamos a todos para participarem desse importante evento e conhecer um pouco da nossa história", destaca o prefeito.
Também está marcado para o domingo, dia 18, a missa com encontro das bandeiras e folia do divino, às 9h30 na Igreja Senhor dos Passos, em frente à Praça da Bandeira. A entrada para a festa é gratuita.
|