Adutora passa por Tijucas e Porto Belo, até chegar no alto do Morro de Zimbros
Após a conclusão das adutoras que passaram por ruas de Tijucas e Porto Belo para levar água do rio Tijucas diretamente para abastecer Bombinhas, foi inaugurado esta semana o sistema de abastecimento para a cidade: com um investimento de R$ 55 milhões, com 27 quilômetros de adutora e capacidade de produção de até 140 litros por segundo de água.
A inauguração foi realizada na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Zimbros e contou com a presença de autoridades, colaboradores da Águas de Bombinhas e representantes da comunidade. Durante o evento os participantes conheceram os detalhes do novo sistema e os processos de tratamento da água, desde a captação até a distribuição.
A partir de agora, a captação de Bombinhas é realizada no rio Tijucas, próximo da ponte de acesso à Itinga, percorre o caminho da adutora passando por Porto Belo, até chegar no alto do Morro de Zimbros. “Bombinhas é uma cidade paradisíaca, repleta de belezas naturais e finalmente se torna independente em recursos hídricos. Estamos felizes e honrados em poder fazer parte da história dessa cidade, contribuindo para o crescimento econômico e turístico da região”, comenta o diretor presidente da Águas de Bombinhas, Carlos Roma.
A expectativa é de que, além de Bombinhas, os municípios de Itapema e Porto Belo também sejam beneficiados com o novo sistema de abastecimento. Isso porque o manancial do rio Perequê, local onde até então era feita a captação para as cidades, já não tinha capacidade para atender a demanda dos municípios. Com a captação de Bombinhas em Tijucas, a oferta de água para os municípios vizinhos fica maior.
|