Topo
TIJUCAS | Sexta Feira, 29 de Março de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

19 de Outubro de 2018 - 14:45:56

Horta fornece produtos para a alimentação escolar

“Acredito que temos condições de produzir aqui todo o volume de verduras que a merenda do município consome”
 
 
Horta fornece produtos para a alimentação escolar
Projeto desenvolvido na escola Santa Terezinha foi inaugurado na terça-feira 
 
O contato com a terra, com o plantio e com os processos agroecológicos na produção de alimentos. O destino correto dos resíduos orgânicos, a disciplina para a manutenção de um trabalho que exige dedicação. Tudo isso faz parte do que os alunos da escola Santa Terezinha aprendem no projeto Horta Escolar, em Tijucas. Um espaço ocioso da unidade vem sendo transformado em lugar de aprendizado e produção de alimentos saudáveis.  
Na última terça-feira, aconteceu a cerimônia de inauguração da estrutura que foi montada na escola para a realização do projeto. Uma estufa, um depósito, sistema completo de irrigação por aspersores e gotejamento fazem parte do projeto. Tudo foi construído em um trabalho em equipe, do professor de biologia Augusto Flavio Porto da Veiga e de alunos voluntários. 
O objetivo do projeto, sobretudo, é ensinar de maneira interdisciplinar sobre ecologia, sustentabilidade, segurança alimentar e agricultura orgânica. Mais de 20 alunos integram o projeto de maneira voluntária, trabalhando na horta no contraturno escolar. Quem estuda à tarde, trabalha pela manhã e quem estuda pela manhã, trabalha à tarde. E todos almoçam na escola. 
Além da questão pedagógica, a Horta Ecológica está com uma produção grande de diversas hortaliças e verduras, que vão prover a merenda escolar do município. A projeção é de que a produção seja suficiente para suprir toda a necessidade da Santa Terezinha e que o excedente seja fornecido para as demais escolas da rede municipal. Augusto Flávio é otimista: “o projeto não é pequeno. Acredito que temos condições de produzir aqui todo o volume de verduras que a merenda do município consome”. 
A produção já é bem considerável. Alface, tomate, brócolis, couve, batata-doce, aipim, beterraba, além de milho e maracujá, que começaram a ser plantados recentemente. Outro ponto extremamente positivo do projeto é a compostagem, que está destinando corretamente todo o resíduo orgânico gerado na escola. “Cerca de 85% do lixo que a escola produz é orgânico e estamos direcionando isso para a compostagem, reduzindo drasticamente o que destinamos para o aterro sanitário. E isso nos dá um adubo de extrema qualidade para a horta”, pondera Augusto. 
“Este é um projeto que já está nos orgulhando muito e com certeza é um diferencial. Ensinar as crianças na prática sobre a produção de alimentos saudáveis e contar com a ajuda delas em todo o processo é fantástico”, afirma o prefeito Eloi Mariano Rocha. "A educação, quando alia a teoria à prática, certamente é mais efetiva. Quando desenvolvida em parceria com os alunos, então, torna a iniciativa ainda mais importante. O Projeto Horta Ecológica, para Tijucas já é uma referência e, com certeza, deve continuar dando bons frutos", diz a secretária de Educação de Tijucas, Neide Maria Reis.
 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo recebe a obra do Pronto Atendimento 24h
Tijucas inicia Campanha de Vacinação contra a Influenza e Tétano
Bombinhas e Florianópolis têm áreas de cultivo de moluscos interditadas temporariamente
Prefeitura de Tijucas está com vagas de estágio remunerado abertas
Audiência Pública para leitura da realidade municipal de Tijucas acontece dia 02 de abril
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube