Estamos em época de eleição. Apesar de a campanha com maior número de candidatos já ter encerrado – com a escolha dos deputados federais, estaduais e senadores – ainda há a disputa pela Presidência da República e pelo governo do estado. Para a escolha dos seus candidatos, cada eleitor tem um critério (ou mais) para se identificar com cada um dos concorrentes. É importante, sim, analisar as propostas de cada um para todos os setores. Mesmo que, neste momento, sejam possibilidades que estejam apenas no campo das ideias, mas não deixa de ser um norte para os eleitores.
Muito tem se ouvido falar, desde que começaram as campanhas eleitorais, sobre a necessidade de atenção à segurança pública. E é evidente que este é um ponto que precisa ser abordado e tratado de forma urgente pelos futuros governantes. No entanto, aproveitando que na próxima semana será celebrado o Dia dos Professores, vamos cobrar dos nossos candidatos para que, se eleitos, deem uma atenção especial para a educação?
Para curto prazo, por exemplo, algo precisa ser feito pela segurança pública. No entanto, se, simultaneamente, nossa Educação passar a ser mais valorizada e vista com mais zelo pelos nossos governantes, não conseguiremos – a médio e longo prazo – ter menos preocupação com os alarmantes índices de violência? Mais valorização aos nossos professores e melhores estruturas às nossas escolas seria um (grande) primeiro passo.
|