Para não esquecer nenhum número, eleitor pode levar a chamada “cola eleitoral”
No próximo domingo, é dia de ir às urnas para escolher os rumos do estado e do país. E você, já escolheu seus candidatos? Os eleitores terão que votar em seis candidatos para os cinco cargos em disputa nas Eleições 2018, na seguinte ordem: deputado federal, deputado estadual, dois senadores, governador e presidente da República. Para não esquecer os números dos seus candidatos no momento da votação, a Justiça Eleitoral permite o uso da chamada “cola eleitoral”, que pode ser levada à cabine de votação.
É importante digitar o número de cada candidato com atenção e conferir a foto do político escolhido antes de apertar a tecla “Confirma”. Caso ocorra algum erro, o eleitor pode apertar a tecla “Corrige” antes de finalizar o processo e digitar o número novamente. Para votar no deputado federal, o eleitor terá que digitar quatro números na urna eletrônica e, em seguida, apertar a tecla “Confirma”. Para o cargo de deputado estadual, será necessário digitar cinco números e, novamente, apertar a tecla “Confirma”.
A escolha seguinte será de senadores. Como o Senado terá uma renovação de 2/3 de seus integrantes, neste ano o eleitor deve escolher dois candidatos. No caso, será necessário digitar três números na urna e apertar a tecla “Confirma” para votar para a primeira vaga. O mesmo processo deve ser repetido para a escolha do segundo candidato. O eleitor deve estar atento: se o mesmo número for digitado para os dois cargos de senador, o segundo voto será anulado.
Já se encaminhando para o fim, o eleitor deverá registrar o voto para governador e, por último, presidente da República, ambos com dois dígitos. Depois de concluída a etapa de votação, a urna fará a gravação, criptografia e assinatura digital do voto. Feito isso, a palavra “FIM” aparecerá na tela, e a urna emitirá um sinal sonoro. A votação, portanto, estará concluída com sucesso.
RESULTADOS DA ELEIÇÃO
A Justiça Eleitoral disponibiliza programas para acompanhar a apuração das Eleições 2018, que ocorrerão em primeiro turno no próximo domingo e, em segundo turno, no dia 28 de outubro. Os resultados poderão ser acessados pelo site do TSE, através do sistema DivulgaWeb. Além disso, o aplicativo “Resultados” é uma alternativa para tablets e celulares, disponível para Android e iOS. A apuração dos resultados inicia a partir do fim da votação, às 17h, e a divulgação acontece em tempo real, com exceção dos votos para o cargo de Presidente e Vice-Presidente, que são divulgados após as 19h, em função do fuso horário do Acre.
|