Expectativa é que o sistema esteja em funcionamento até o final de novembro
Economizar é missão constante na rotina financeira de grandes e pequenas empresas. De onde cortar gastos? Por vezes, o exemplo e solução pode partir de entidades que representam a classe. É o que tenta fazer a Associação Comercial e Industrial de Tijucas (Acit), juntamente com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade, ao anunciarem a busca pela utilização de energia renovável para economizar, na sede das entidades, mais de R$ 1 mil por mês.
A Acit/CDL vai implantar uma mini usina de energia renovável no pátio da sede, que fica no centro da cidade. A intenção das entidades é, além de economizar financeiramente em energia elétrica, utilizar a instalação como modelo para fomentar outras ações do tipo em Tijucas e servir como ponto de observação sobre energias renováveis do município. O projeto foi apresentado e aprovado em reunião da diretoria na última sexta-feira.
A estação será instalada na cobertura de uma parte do estacionamento da sede. Toda a estrutura deve estar pronta e o sistema em funcionamento até o final de novembro. A previsão é de que, com a instalação do sistema, a economia de energia na sede da Acit/CDL seja de praticamente R$ 1,2 mil por mês.
“Queremos dar um primeiro passo nessa busca pela sustentabilidade aqui na Acit/CDL e despertar nos empresários da cidade a vontade de também buscar por isso. A energia solar já é uma realidade, não é mais algo distante, precisamos nos atentar a isso”, afirma o presidente da Acit, Rogério de Souza.
Além da economia, a intenção da entidade é de que a estação sirva como um impulso para o uso da tecnologia na cidade. A ideia também é que a estrutura seja apresentada para as crianças de escolas do município que visitam as entidades em diversas oportunidades, para que elas tenham contato com este formato de geração de energia renovável.
|