Alunos se reuniram em apresentação teatral e exposição de desenhos sobre o tema
Na semana alusiva ao Combate à Violência e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil, o tema tem sido debatido nas escolas de Tijucas com ações promovidas pelo Projeto Ciranda, dos cursos de Direito e Pedagogia, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
Ontem, por exemplo, foram realizadas ações na escola municipal Professora Ondina Maria Dias, onde aconteceu uma apresentação teatral intitulada “A dor do não olhar”, além de exposição de desenhos feitos pelos alunos. Dando sequência às ações de conscientização e prevenção do combate à violência a crianças e adolescentes, hoje pela manhã será a vez do projeto visitar a escola Santa Terezinha (Universitário), às 9h15; e às 14h é a vez da escola estadual Alexandre Ternes Filho (Joaia).
O QUE É O PROJETO?
Projeto Ciranda, desenvolvido na Univali de Tijucas, promove ações preventivas ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes por meio da conscientização e mobilização da sociedade civil, da realização de ações educativas junto às crianças, adolescentes e suas famílias e do assessoramento de programas de formação e acompanhamento de profissionais da educação, saúde e agentes comunitários.
DISQUE 100!
O serviço de “Disque 100” de denúncia de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes funciona 24 horas, todos os dias da semana, é gratuito e totalmente sigiloso. Os casos também podem ser denunciados no Conselho Tutelar, nas polícias Militar, Federal, Civil ou mesmo na Polícia Rodoviária Federal. As situações de pornografia na Internet também podem ser denunciadas por meio dos sites www.disque100.gov.br e www.safernet.org.br.
|