Topo
TIJUCAS | Quarta Feira, 24 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

21 de Setembro de 2018 - 17:28:08

Quando uma cirurgia pode devolver os sonhos

Aos 19 anos, João Vitor sonha em ter uma vida sem as limitações: quer poder trabalhar, estudar e até mesmo praticar esportes
 
 
Quando uma cirurgia pode devolver os sonhos
João Vitor sonha em fazer a retirada do tumor que causa epilepsia 
 
CLÁUDIO EDUARDO DE SOUZA 
 
E se, em plena idade para se divertir, sonhar, crescer, correr atrás dos sonhos, você descobrisse uma doença que te limitasse? Há dois anos, João Vitor Teixeira, hoje com 19 anos, descobriu um pequeno tumor no cérebro. Desde então, aguarda na fila da Sistema Único de Saúde (SUS) pela cirurgia para a retirada do cisto. Mas, sem previsão de ser chamado para operar, apela para a solidariedade. Resolveu que irá lutar para conseguir recursos para a sonhada operação – que deve devolver a ele a possibilidade de realizar coisas comuns, que hoje são sonhos: trabalhar, estudar ou voltar a praticar esportes, sem medo de ter uma crise epilética.  
João Vitor tinha 17 anos quando, numa noite, fez barulhos enquanto dormia que alertaram a mãe de que algo estava errado. Ela o levou num clínico geral que, após exames, o encaminhou a um neurologista. E após a realização de ressonância magnética, foi confirmado a presença de um tumor mesial temporal, que causa epilepsia. Começou então a ser medicado – o que minimiza as crises, mas não impede que elas aconteçam nos momentos menos esperados – e, desde então, aguarda na fila do SUS pelo dia em que será chamado para realizar a cirurgia. 
“Eu tomo dois tipos de remédio que, se eu não tomar certo, tenho as convulsões. E tomando eles, as crises são mais rápidas, mas ainda assim acontecem”, conta o jovem, que sonha um dia poder trabalhar para conseguir entrar na faculdade (ainda vai decidir entre tentar Medicina ou Matemática) e, como sempre gostou da prática de esportes, um dia poder voltar a participar de alguma competição esportiva no município. “Hoje em dia eu não posso mais jogar bola porque dá a crise, mas espero um dia poder fazer a cirurgia e voltar a participar dos jogos”, confidencia, esperançoso.  
 
CONTANDO COM A SOLIDARIEDADE 
Esta semana, cansado da espera sem previsão e após pesquisar sobre a possibilidade de fazer a cirurgia fora do sistema público de saúde, João Vitor lançou na internet – numa daquelas páginas de vaquinha eletrônica – o pedido de ajuda para arrecadar os R$ 45 mil que estima precisar para fazer a operação. Apesar de não ter conseguido arrecadar pela página, o pedido de socorro dele acendeu nos amigos a vontade de se unirem para ajudar a conseguir fundos para que ele possa fazer a sonhada cirurgia. Uma rifa de uma bicicleta será a primeira ação. Quem quiser ajudar de alguma forma, pode entrar em contato com o próprio João Vitor, no telefone (48) 99812-3344. Ele mora na rua Cerejeiras, 80, no loteamento Alamandas, bairro Areias, em Tijucas.
 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Cláudio do Jornal conquista R$ 700 mil para a saúde de Tijucas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube