O aplicativo ARESC pode ser baixado em celulares Android ou IOS
Foi lançado oficialmente na tarde da última terça-feira o aplicativo da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc), para comunicação de vazamento de água e esgoto em Porto Belo. Na cidade, a Aresc é responsável por fiscalizar a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). O aplicativo pode ser baixado em celulares que utilizam o sistema operacional Android e IOS e é adaptável a outros dispositivos móveis, como tablets e iPads. Basta procurar por ARESC para baixar.
A ideia do aplicativo surgiu devido às altas perdas do sistema de água e vazamento de esgoto em vias públicas. O serviço foi desenvolvido pela Agência juntamente com o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc) e possibilitará o auxílio da população em fiscalização em redes primárias.
Uma vez instalado, já é possível acessar a tela contendo a opção de comunicar ocorrências. O usurário precisa então selecionar a localização instantânea pelo GPS do celular e cadastrar seu nome e contato telefônico, selecionando o tipo de ocorrência e, por fim, enviar fotos do vazamento. De acordo com o presidente da Aresc, Reno Luiz Caramori, a ocorrência passa pela central de ouvidoria da Agência e para a Casan.
O prefeito Emerson Stein (MDB) destaca que esta é uma importante ferramenta para que a população ajude a fiscalizar o serviço prestado pela Casan, informando em tempo real os vazamentos de água e também de esgoto, ocorridos por conta das ligações clandestinas. "O aplicativo possibilita o apoio da população no trabalho da Casan e a cidade só tem a ganhar com isso. Esperamos que os moradores possam baixar o aplicativo e começar a utilizar o serviço", diz o prefeito.
|