Conforme reportagem na página 3 desta edição do Jornal DAQUI, Tijucas deve abrir pelo menos 400 vagas de emprego no final deste ano, com a abertura do outlet do Grupo Iguatemi. Junto a esta notícia vem a informação de que a prefeitura estará viabilizando cursos preparatórios para capacitar àqueles que queiram preencher estas vagas. Quantos irão procurar estes cursos para se capacitarem e conseguirem o emprego?
É importante aproveitar as oportunidades. Notícia desta semana informou que Santa Catarina fechou 241 vagas de emprego formal em julho – um recuo pequeno, mas que preocupa por ser o terceiro saldo (entre desligamentos e admissões) negativo consecutivo do Estado. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho. O desempenho catarinense foi puxado pela indústria, que demitiu 1,59 mil pessoas a mais do que contratou.
Entre maio e julho, foram encerrados 8,74 mil postos em Santa Catarina, que não apresentava mais de duas quedas seguidas desde 2016, quando registrou resultado negativo por cinco meses e um total de 37,5 mil vagas de emprego a menos no período – de março a julho. Apesar do desempenho no período, o saldo ainda é positivo no ano: 33,5 mil mais contratações do que demissões.
|