Faltam apenas repasses do Governo do Estado para que seja definida a abertura da unidade
Desde que a administração do hospital de Tijucas anunciou o fechamento da maternidade Chiquinha Gallotti, as gestantes daqui tem ficado preocupadas com o fato de precisarem ir até cidades mais distantes (geralmente Florianópolis) para a realização do parto. No entanto, deve surgir alternativa mais próxima. A secretaria de Saúde daqui promoveu a visita de gestantes do município à maternidade do Hospital Regional de Biguaçu, Helmuth Nass. A maternidade, que está sendo concluída e ainda não tem dada certa para abrir as portas, será uma das referências para Tijucas. A unidade fica cerca de trinta minutos de distância.
A nova maternidade foi apresentada às cinco gestantes pelo diretor do hospital de Biguaçu, Claudio Marmentini. Segundo ele, ainda não há data certa para a inauguração, pois depende de alguns repasses do Governo do Estado. No entanto, a unidade está praticamente pronta, faltando poucos detalhes para a conclusão. “Poderíamos inaugurar logo, já colocando em funcionamento, mas nós só vamos abrir a maternidade quando todos os detalhes estiverem concluídos”, explicou às gestantes.
O secretário de Saúde de Tijucas, Vilson Porcíncula, vem acompanhando a fase de conclusão da obra e acredita que esta é uma importante parceria que o município está firmando. “A estrutura está impecável, é uma referência excelente. As nossas gestantes terão todo o suporte que precisam, em uma unidade nova e totalmente equipada com o que há de melhor”, afirma.
A nova maternidade conta com estrutura para atender as gestantes da região, tendo espaços para partos cesáreos e normais, além de ser preparada para a realização de partos humanizados. Os quartos para pós-parto são duplos, equipados com banheiros, televisão e espaço para acompanhantes. As gestantes poderão se internar horas ou, até mesmo, poucos dias antes, em caso de partos de risco.
|