Antes de responder a esta pergunta do título, tente responder uma mais difícil: em quem é que você votou na última eleição para presidente, governador, senador, deputado federal e estadual? Ficou difícil responder, certamente. E vamos além (caso você lembre todas as opções de voto da última eleição): você acompanhou o trabalho realizado pelos seus escolhidos na última eleição?
Infelizmente, a grande maioria dos eleitores – em muitos dos casos por estarem desacreditados na política – acabam não aproveitando o período de campanha eleitoral para compararem os candidatos que se apresentam e fazerem escolhas conscientes para todos os cargos em disputa. Por vezes escolhem o candidato à presidência ou mesmo ao governo do Estado de acordo com afinidades e, para os demais cargos (quando votam), simplesmente apertam números que constam em santinhos indicados por alguém.
Na próxima semana começará a campanha eleitoral deste ano. Vamos tentar fazer escolhas conscientes, avaliar os candidatos, pesquisar, questionar, debater e promover esta mesma consciência entre nossos amigos e familiares. As escolhas de agora valerão para os próximos quatro anos. Então é hora de pensar para que, depois, não passemos quatro anos reclamando e esperando nova oportunidade de responder nas urnas. A hora é agora!
|