Topo
TIJUCAS | Sexta Feira, 29 de Março de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

03 de Agosto de 2018 - 14:34:51

Grupo usa o artesanato para promover saúde

“O objetivo é trabalhar a saúde mental, a autoestima, afastar a depressão, promover a socialização e a melhora da parte cognitiva”
 
 
Grupo usa o artesanato para promover saúde
Pacientes se reúnem para pintar, costurar, bordar... E se ocupar! 
 
CLÁUDIO EDUARDO DE SOUZA 
 
A filha de dona Elza dos Santos, 63 anos, foi encaminhada para fazer parte de um grupo criado pela equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Praça, em Tijucas, que usa da arte para promover maior qualidade de vida às pacientes. Ela, que já trabalha com artesanato desde menina, resolveu acompanhar a filha.  
“Não queria que ela fosse sozinha, para não desanimar. E ao mesmo tempo vai ser bom para mim participar também. Fazendo artesanato, não sinto tanto os problemas de saúde que tenho, que sentiria se estivesse parada”, confidencia dona Elza, que é nova no grupo, mas que já tem experiência na área. “Eu faço de tudo, mas peças de crochê são o meu forte. Faço para vender, enquanto aguardo a aposentadoria. Vai ser uma oportunidade de ajudar as que quiserem aprender também”, destaca. 
Assim como dona Elza, dezenas de mulheres do bairro da Praça fazem parte do grupo, que se reúne todas as quartas-feiras à tarde, das 14h às 16h, para fazer bordados, tricô, pintura, crochê, fuxico entre outras formas de artesanato.  
A enfermeira do ESF responsável pelo grupo, Débora Perez, diz que a participação no grupo é aberta à comunidade. “O objetivo é trabalhar a saúde mental, a autoestima, afastar a depressão, promover a socialização e a melhora da parte cognitiva”, salienta. Além do grupo Arte e Cura, Débora conta que há outros grupos que são ofertados à comunidade (que podem buscar mais informações no posto de saúde do bairro da Praça): para gestantes; para pacientes hipertensos e diabéticos; outro voltado para atividades físicas; além de um para o combate ao tabagismo.
 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo recebe a obra do Pronto Atendimento 24h
Tijucas inicia Campanha de Vacinação contra a Influenza e Tétano
Bombinhas e Florianópolis têm áreas de cultivo de moluscos interditadas temporariamente
Prefeitura de Tijucas está com vagas de estágio remunerado abertas
Audiência Pública para leitura da realidade municipal de Tijucas acontece dia 02 de abril
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube