Topo
TIJUCAS | Quinta Feira, 28 de Março de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

07 de Maio de 2015 - 10:33:58

Epidemia de cesáreas deixa saúde em alerta

´´Para a mãe, a cesariana é uma cirurgia. Então ela pode ter infecção, sangramentos e outras consequência´´
 
 
Epidemia de cesáreas deixa saúde em alerta

Antes do tão aguardado primeiro choro do filho, os pais – mais especificamente a mãe – têm uma decisão muito séria a tomar: de que forma o bebê virá ao mundo? Se antigamente o parto normal era a escolha natural, agora, o número de cesáreas predomina. E a situação do Brasil preocupa. Estima-se que, ano passado, 55% dos partos foram realizados através de procedimento cirúrgico. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), este número caracteriza uma epidemia que coloca em risco a vida das mães e dos bebês.

Juliana Nascimento é jovem e saudável. Poderia ter feito parto normal, mas a insegurança e falta de informação na “hora H” a fizeram desistir e recorrer ao procedimento cirúrgico. “Minha filha chegou ao mundo através de uma cesariana indesejada. Eu sempre quis o parto normal, mas fiquei sete horas na maternidade sem poder beber água, ver minha família ou receber qualquer tipo de assistência. Depois de muita espera, tive de realizar cesárea”, conta.

O ideal, segundo a OMS, é que a taxa de cesárea seja de 10% a 15%. No Brasil, no Sistema Único de Saúde (SUS), este número é de 40%, e na rede privada passa de 80%. “Eu acredito na escolha consciente, quando a mãe recebe todas as informações necessárias e junto ao médico opta pela opção que a deixe segura. Eu não tive isso. É uma sequência de erros que coloca medo nas gestantes”, comenta Juliana, que tem 18 anos e deu à luz há nove meses.

NÃO É DIFERENTE

A epidemia do país, reflete em Tijucas. No ano passado, nasceram 661 bebês na maternidade Chiquinha Gallotti, 418 de cesárea e 243 de parto normal – quase todos pelo SUS. De acordo com o ginecologista e obstetra Rogério de Souza, a falta de profissionais qualificados para ajudarem as gestantes a ficarem mais confortáveis na hora do parto e o próprio estímulo dos médicos para a realização da cesariana contribuem para o alto índice do procedimento. “Pela dificuldade em dar assistência no trabalho de parto, que leva horas e necessita de acompanhamento, é muito mais cômodo para um médico realizar um parto agendado. Outro fator são as maternidades, que não têm estrutura para um trabalho de parto natural”, avalia.

A empregada doméstica Daiana Floriano, 29 anos, optou pelo parto normal desde o início da gravidez. E não se arrependeu. “Já na maternidade, eu podia ficar com a minha filha o tempo todo, receber visitas, caminhar... Enquanto que as que fizeram cesárea, não saiam da cama”, lembra Daiana.

O obstetra alerta para os riscos da cesárea – tanto para a gestante, quanto para o filho. “Para a mãe, a cesariana é uma cirurgia. Então ela pode ter infecção, sangramentos e outras consequências. Já o bebê pode desenvolver problemas respiratórios ou de prematuridade, muitos acabam sendo tirados antes da hora. O parto normal também tem seus riscos, mas proporcionalmente são menores”, destaca o médico.

 

 

Parto Humanizado surge como alternativa

“O corpo humano é uma máquina perfeita, não temos que intervir”

 

Aos 30 anos, Bethânia Flôres está grávida de cinco meses. E tem uma certeza: não quer ser submetida a uma cesárea. Há um ano e meio, deu à luz ao outro filho pelo parto humanizado. “A mulher é quem toma as decisões durante o parto, ela é a protagonista. O corpo humano é uma máquina perfeita, não temos que intervir em algo que a natureza preparou”, argumenta.

Antes disso, ela havia perdido dois bebês. E em um deles, por estar numa fase mais avançada da gestação, precisou passar por uma cesariana para a retirada. Sentiu a frieza do centro cirúrgico e teve ainda mais certeza que não queria dar à luz dessa forma. “Muita gente não faz o parto normal por falta de conhecimento. Confia no médico e, infelizmente, a maioria deles já induz as pacientes a fazerem a cesárea”, acredita Bethânia.

O parto humanizado, ao qual se submeteu, é semelhante ao normal. A diferença, segundo Bethânia, é que no parto normal ainda é o médico quem conduz a situação. Já no caso do humanizado, a mulher tem voz. “Se você está buscando um parto natural: não vá pela opinião dos outros, siga teu coração! Não é a razão que deve decidir, é a emoção, é o instinto, é nosso lado animal irracional que precisa se sentir em paz. O lado racional é a primeira coisa que nos abandona no trabalho de parto”, aconselha.

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Tijucas inicia Campanha de Vacinação contra a Influenza e Tétano
Bombinhas e Florianópolis têm áreas de cultivo de moluscos interditadas temporariamente
Prefeitura de Tijucas está com vagas de estágio remunerado abertas
Audiência Pública para leitura da realidade municipal de Tijucas acontece dia 02 de abril
Turistas gastam mais e setor hoteleiro tem alta na Temporada de Verão, aponta pesquisa
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube