Já é uma realidade que, cada vez mais, vá aumentar a população idosa no mundo. As pessoas estão vivendo mais. No entanto, nem todas chegam a esta fase da vida com as condições necessárias para viverem bem e de forma independente. Envelhecem e precisam de ajuda, de cuidados.
Foi de cortar o coração assistir imagens que circularam pela internet na semana passada de uma senhora sendo abandonada por um carro de Tijucas na porta de um abrigo de idosos, em Brusque. Parecia mentira. Parecia aqueles vídeos – que também revoltam – de pessoas abandonando animais de estimação que, ao ver o carro se distanciar, ficam sem rumo. Uma cena revoltante e que nos faz pensar: ‘estamos preparados para o envelhecimento da população?’.
Quando falta humanidade, resta à Justiça intervir. E na semana passada, o Ministério Público informou que: “conforme requerido pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Tijucas, a liminar deferida pelo Juízo da Vara Cível determina que o acolhimento da idosa em instituição particular deverá ser custeado pelo sobrinho da idosa, com quem ela morava e responsável pelo abandono. Caso o sobrinho não tenha condições de arcar com o custo, o Município de Tijucas deverá assumir o ônus, parcial ou totalmente”.
|