Eis que começou mais uma Copa do Mundo. Não adianta, o esporte ainda é uma forma que une a todos brasileiros – e principalmente quando se fala do futebol, que é paixão nacional. Mesmo sem estarmos tão empolgados com o início da competição, basta o primeiro enfileiramento de atletas com a nossa camisa amarelinha cantando o Hino Nacional para que, dentro de nós, acenda aquele espírito de quem gostaria de estar na arquibancada cantando, em coro, o “sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor!”. Somos assim. Somos brasileiros!
E é lindo ver esta paixão – mesmo que, por vezes, fique evidente apenas durante jogos da Copa e até que aconteça alguma derrota que nos desagrade. O mundo já nos conhece por esta paixão. O Brasil é o país do futebol, sim!
No entanto, temos que torcer para que, em eventos como este, sejamos vistos por este prisma de apaixonados pelo esporte. Que nossa imagem enquanto amantes do futebol não seja manchada por atitudes infantis ou mesmo agressivas e violentas, como o caso de vídeos que tem surgido em que brasileiros – todos letrados e com oportunidades de estarem acompanhando a seleção mesmo do outro lado do mundo – ridicularizam mulheres e crianças estrangeiras, pedindo que repitam palavras ofensivas a elas. Ao mundo, vai o nosso recado: somos todos brasileiros, somos todos apaixonados pelo futebol... Mas não somos todos babacas!
|